Decoração

Artista brasileiro transforma bicicletas em criativas obras de arte

por: Eme Viegas

A premissa é “fazer esculturas sobre rodas”. Israel Nicolau é artista plástico e se apaixonou por bicicletas. A partir da década de 1990, começou fazendo bikes personalizadas, todas diferentes entre si, com objetos tirados do ferro-velho. Faz tudo por prazer, vendeu até hoje muito poucas, e diz que a amizade e a troca com as pessoas é o melhor de sua profissão.

Nicolau montou uma oficina-ateliê em casa e por lá vai mantendo suas obras – são já 82, algumas espalhadas até pelo telhado. “Estou querendo fazer história, deixar um legado. Mas o mais gratificante de tudo isso é sair na rua com as bicicletas”, garante o artista, que se inspirou no filme Easy Rider (“Sem Destino”, no Brasil) para começar seu trabalho.

Pra Nicolau, tudo pode servir de inspiração. Basta ir no ferro-velho, olhar as peças (uma cama de ferro pode ser suficiente) e começar imaginando o que vai sair dali. As únicas regras a respeitar são as distâncias entre banco, pedal e guidão. “Além de curiosas, é importante que as bicicletas possam ser usadas”, lembra o artesão. Como seria de esperar, Nicolau se move sempre de bike e já é conhecido nas ruas do Rio Pequeno, na zona Oeste de São Paulo, pelas suas.

Veja algumas das suas impressionantes obras sobre rodas.

IsraelNicolau1

IsraelNicolau2

IsraelNicolau3

IsraelNicolau4

IsraelNicolau5

IsraelNicolau6

IsraelNicolau7

IsraelNicolau8

IsraelNicolau9

IsraelNicolau10

IsraelNicolau11

IsraelNicolau12

IsraelNicolau13

IsraelNicolau14

IsraelNicolau15

IsraelNicolau16

O artista vai mantendo um blog, onde mostra todas as novidades desse trabalho – acompanhe aqui.

Publicidade


Eme Viegas
Trabalho com internet e meu escritório é na praia.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ikea cria fonte especial a partir do design de seus sofás