Fotografia

Conheça o jovem que deu a volta na Europa gastando um euro por dia

por: Jaque_Barbosa

Publicidade Anuncie

Mais um exemplo desconcertante, como um tapa na cara, de que é possível fazer mais com menos, de que, com mais esforço e menos desculpas, podemos realizar nossos sonhos. Diogo Bhovan, português, 19 anos, tinha um: viajar pelo mundo todo. Como não tinha dinheiro pra isso, decidiu ficar na Europa. E quando viu que não teria dinheiro nem para viajar pelo seu continuente… levou um euro pra cada dia e partiu pra aventura.

Os pais, primeiro, o chamaram de louco. E foi preciso perceberem que o garoto estava mesmo decidido pra apoiar o projeto. No bolso, Diogo levou 31 euros pra passar por oito países europeus em um mês, o de agosto. 31 dias, um euro por dia (cerca de 3 reais). Por isso chamou ao projeto de “Vou Ali e Já Venho”.

Diogo fez de tudo pra conseguir hospedagem, comida e transporte – dormiu em caminhões, pediu carona, trabalhou em um festival e até chegou a pedir esmola pra comer um hambúrguer. Ganhou coragem e falou com o máximo de pessoas que conseguiu. Muitas disseram que não aos seus pedidos, outras nem responderam, mas também houve várias que se mostraram solidárias.

VouAli1

A solidariedade e amizade das pessoas são as melhores recordações da viagem de Diogo. E ao jornal P3 recorda um episódio curioso: na Itália, cansado de esperar, Diogo foi para o meio da estrada com uma placa branca pedir carona a um ônibus que passava. O motorista aceitou, os passageiros também e no fim todo mundo queria conhecer sua história. Como seria de esperar, conseguiu logo hospedagem com uma das passageiras, que até juntou outras pessoas pra oferecer um jantar a Diogo numa pizzaria. “Me sentia um famoso”, diz o jovem.

VouAli2

VouAli3

VouAli4

Mas as histórias não acabam por aí: Diogo aprendeu, viajando, que tem muitas pessoas boas espalhadas por esse mundo. “Encontrei pessoas em todos estes países completamente extraordinárias, que não me conheciam e que me davam as chaves de casa, que diziam para comer o que quisesse da geladeira”, lembra. Em Bruxelas, teve até uma mulher que lhe ligou pra dizer que podia pegar a chave de casa no restaurante onde trabalhava e “entrar e ficar à vontade”.

O mais curioso? Com tanta bondade que encontrou pelo caminho, Diogo acabou voltando para Portugal com lucro (visto que algumas pessoas davam dinheiro pra viagens de metrô ou pra comida). Saiu com 31 euros, voltou com 183. Veja algumas das fotos que ele registrou dessa viagem inesquecível:

VouAli5

VouAli6

VouAli7

VouAli8

VouAli9

VouAli10

VouAli11

VouAli12

VouAli13

VouAli14

Diogo passou por Espanha, França, Itália, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, República Tcheca e Áustria, antes de regressar a Portugal.

Ficou tudo registrado na página de Facebook do projeto, que pode ser acessada aqui.

via

Publicidade Anuncie


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Livro compila as melhores fotografias de paisagem da Inglaterra e o resultado é fascinante