Empreendedorismo

Empresa brasileira inova e cria plástico sustentável feito de mandioca

por: Eme Viegas

Publicidade Anuncie

Atualmente vão nascendo novas ideias pra diminuir a poluição causada pelos resíduos de plástico. Dado que não podemos eliminar o plástico das nossas vidas, já que é um material muito útil, por que não procurar alternativas semelhantes, mas menos poluentes? É o que faz a CBPak, situada no estado de São Paulo, que aproveita amido de mandioca pra criar copos e bandejas de plástico.

O bioplástico permite reduzir a emissão de gás carbônico, amenizando também o aquecimento global, além de ser reciclável e muitas vezes biodegradável – plásticos verdes chegam a decompor-se sozinhos em alguns meses, ao contrário da decomposição interminável dos plásticos comuns, vindos do petróleo. Foi por isso, e pela falta de opções no setor, que Claudio Rocha Bastos quis investir, fundando a CBPak em São Carlos, no estado de SP.

Depois de anos de pesquisas, a ideia nasceu: com uma matéria-prima renovável, a mandioca, a empresa criaria milhares de embalagens plásticas. Até agora, já ultrapassou as 300 mil bandejas e copos, tendo aberto nova sede no Rio de Janeiro, em 2012, pra aumentar a produção. O preço, bastante mais alto que nos plásticos de origem fóssil, é o principal desafio, mas temos certeza que eles irão conseguir encontrar uma solução com o tempo, até porque o mais difícil já foi feito.

PlásticoMandioca1

PlásticoMandioca2

PlásticoMandioca3

PlásticoMandioca4

Você também pode personalizar seu copinho ou embalagem de plástico feito de mandioca.

PlásticoMandioca5

PlásticoMandioca6

Publicidade Anuncie


Eme Viegas
Trabalho com internet e meu escritório é na praia.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Conhecemos a Lojas Chan, primeira perfumaria 100% vegan de São Paulo