Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Projetos criativos e inovadores sempre podem inspirar outros profissionais a usarem alguma técnica que os cativou, e se o resultado do projeto ficar tão bom (ou melhor) que o original é sempre gratificante de mostrar. É o caso de Michael Danckaarts, da LBI Netherlands, que mesclou fotos da vida de Anne Frank durante a Segunda Guerra Mundial com imagens recentes da cidade de Amsterdã.
O trabalho foi feito para o museu Anne Frank House, um dos locais mais visitados de Amsterdã, que é a casa onde Anne se escondeu e hoje é símbolo da história do Holocausto e da Segunda Guerra Mundial. Nas mesclas das imagens entre passado e presente, podemos ver as pessoas que ajudaram a menina durante seu refúgio, o seu esconderijo e a casa da família Frank.
Além disso, as imagens incluem ocupações de soldados nas ruas e outros fatos históricos. Veja algumas:
O projeto foi lançado recentemente junto com o aplicativo Anne’s Amsterdam, a partir de uma busca geolocal que possibilita que o usuário conheça mais de Anne Frank, encontrando até 30 locais diferentes que fizeram parte de sua vida. Abaixo um vídeo que mostra o funcionamento do app:
[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=X4N-nm6diC8″ width=”628″ height=”350″]
Mas, como dissemos no começo do post, esse recurso de mesclar imagens não é novo, e a grande inspiração para este projeto foram os trabalhos do fotógrafo russo Sergey Larenkov, que usa esse recurso com muito talento. Seu objetivo é acessar as camadas do tempo e provocar reflexão sobre grande parte dos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.
Veja alguns de seus trabalhos:
Encontramos ainda uma historiadora holandesa chamada Jo Hedwig Teeuwisse, que fez a série de fotos “Ghosts of War”, combinando imagens também da Segunda Guerra Mundial com outras do mesmo local, mas tiradas atualmente. O resultado também é excelente, mas muito trabalhoso, pois é muito difícil encontrar o mesmo ângulo da foto original. Vale a pena:
Publicidade
Todo mundo que viaja de avião sabe como é difícil, naquelas viagens longas que ocupam parte da noite, tentar dormir...
Nadar ou relaxar tendo uma vista maravilhosa para a cidade é a proposta da piscina a 200 metros de altitude do...
Pode ser que você nem se lembre da Colômbia quando o assunto é arte, mas está rolando um movimento de street art...
Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa! Ao mesmo tempo em que encanta os turistas gringos, há quem diga que a cidade...
A história nômade de Larissa Queiroz, 29 anos, e Pedro Priolli, 25, começou como a de muitos outros viajantes - ela,...
Estar perto da natureza é revigorante, mas já imaginou observá-la de cima? Essa é a ideia da passarela do jardim...
O parque temático Cosmoland, que fica na Baía de Yokohama, no Japão, já teria sumido do mapa se não fosse sua...
Mais uma daquelas matérias que dá vontade de saltar da cadeira e sair correndo pelo mundo (essa teve o mesmo efeito)....
Os smartphones podem nos ajudar em muitos momentos e a viagem é, sem dúvida, um deles. Mapas, endereços, ligações...