Viagem

Passado e presente se unem em série de fotos da Amsterdã de Anne Frank

Vicente Carvalho - 04/11/2013 | Atualizada em - 24/02/2014

Projetos criativos e inovadores sempre podem inspirar outros profissionais a usarem alguma técnica que os cativou, e se o resultado do projeto ficar tão bom (ou melhor) que o original é sempre gratificante de mostrar. É o caso de Michael Danckaarts, da LBI Netherlands, que mesclou fotos da vida de Anne Frank durante a Segunda Guerra Mundial com imagens recentes da cidade de Amsterdã.

O trabalho foi feito para o museu Anne Frank House, um dos locais mais visitados de Amsterdã, que é a casa onde Anne se escondeu e hoje é símbolo da história do Holocausto e da Segunda Guerra Mundial. Nas mesclas das imagens entre passado e presente, podemos ver as pessoas que ajudaram a menina durante seu refúgio, o seu esconderijo e a casa da família Frank.

Além disso, as imagens incluem ocupações de soldados nas ruas e outros fatos históricos. Veja algumas:

anne_museu

anne_museu2

anne_museu3

anne_museu4

anne_museu5

anne_museu6

anne_museu7

O projeto foi lançado recentemente junto com o aplicativo Anne’s Amsterdama partir de uma busca geolocal que possibilita que o usuário conheça mais de Anne Frank, encontrando até 30 locais diferentes que fizeram parte de sua vida. Abaixo um vídeo que mostra o funcionamento do app:

[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=X4N-nm6diC8″ width=”628″ height=”350″]

Mas, como dissemos no começo do post, esse recurso de mesclar imagens não é novo, e a grande inspiração para este projeto foram os trabalhos do fotógrafo russo Sergey Larenkovque usa esse recurso com muito talento. Seu objetivo é acessar as camadas do tempo e provocar reflexão sobre grande parte dos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.

Veja alguns de seus trabalhos:

sergey_larenkovberlin_marshal_zhukov_at_the_reichstag_1945_2010

sergey_larenkovberlin_storming_the_reichstag_1945_2010

sergey_larenkovprague_the_power_tower_1945_2010

sergey_larenkovthe_siege_of_leningrad_1942_st_petersburg_2010

sergey_larenkovvienna._soviet_soldiers_at_the_imperial_palace_hofburg_1945_2010

Encontramos ainda uma historiadora holandesa chamada Jo Hedwig Teeuwisse, que fez a série de fotos “Ghosts of War”, combinando imagens também da Segunda Guerra Mundial com outras do mesmo local, mas tiradas atualmente. O resultado também é excelente, mas muito trabalhoso, pois é muito difícil encontrar o mesmo ângulo da foto original. Vale a pena:

ghost1

ghost2

ghost3

ghost4

ghost5

ghost6

ghosts-of-war-jo-hedwig-teeuwisse-14

Publicidade


Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Primeiro hotel no espaço tem inauguração atrasada para 2027