Inovação

Pegadinha feminista faz homens receberem 20% a menos do que sacaram

Vicente Carvalho - 04/11/2013 às 23:48 | Atualizada em 05/11/2013 às 10:41

A diferença entre homens e mulheres não é um assunto novo, aliás, talvez seja um dos mais antigos e que sempre rende discussões acaloradas em muitos cenários, seja numa mesa de bar, num salão de beleza ou em um programa de TV. Na questão comportamental o assunto é interminável, dadas as maravilhosas diferenças entre os sexos.

Mas em um aspecto essa diferenciação de gênero prejudica um dos lados: quando nos referimos aos direitos das mulheres, seja em âmbito social, cultural ou no mundo dos negócios. Ao longo dos anos as conquistas são notáveis, mas há ainda um grande hiato a ser equalizado: no mundo profissional. No Brasil, o salário das mulheres ainda é 27, 1% menor do que o de homens que exercem a mesma função, segundo dados da Pnad 2012 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Em Zurique, na Suíça, essa diferença é um pouco menor, cerca de 20%, e para mostrar às pessoas o quanto isso é injusto, o Centro de Mulheres de Zurique promoveu uma pegadinha que mostrou de forma imediata e dura o quanto a diferença salarial impacta a vida das mulheres. Os homens, ao usarem um caixa eletrônico para sacar alguma quantia em dinheiro, recebiam um quantia 20% menor do que haviam escolhido.

Passado o susto inicial, um papel explicativo era emitido, e claro, o restante do dinheiro poderia ser retirado. Mas o recado já havia sido dado e o impacto da ação foi atingido. Veja só:

[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=ZcAOwYmpZW4″ width=”628″ height=”350″]

mulheres

mulheres2

mulheres3

mulheres4

mulheres4b copy

mulheres5 copy

Publicidade


Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.

Canais Especiais Hypeness