Viagem

Série de fotos impressionante mostra a Nova York dos anos 70 e 80

por: Beatriz Lorente

Nova York é ainda hoje um ponto chave em termos de cultura urbana e isso se estende à street art, com propostas criativas que estimulam o resto do mundo. Mas houve um tempo em que o politicamente correto não tinha lugar e a cidade era tomada pelo graffiti caótico, nem sempre ao ar livre, pelos estilos excêntricos e até pelo crime e violência. Vale a pena recordar alguns dos incríveis registros fotográficos da altura.

Enquanto a influência criativa da cidade se mantém, é inegável que ela tem mudado muito com o passar do tempo. E o metrô de Nova York é um bom barômetro dessa mudança. Há 30 e 40 anos, grafiteiros profissionais e amadores aproveitavam qualquer espaço pra espalhar sua arte e o metrô era um dos lugares de eleição.

Depois de uma imagem de Martha Cooper, fotógrafa que se tornou conhecida nas décadas de 70 e 80 por retratar como poucos o início da cena da street art nova-iorquina, ter sido divulgada no Reddit, chegou a altura de rever alguns dos melhores cliques dessa época. O lugar é o metrô de Nova York e o graffiti conta a sua própria história.

OldNYC1

Foto @ Martha Cooper

OldNYC2

Foto @ Bruce Davidson

OldNYC3

Foto @ Bruce Davidson

OldNYC4

Foto @ Bruce Davidson

OldNYC5

Foto @ Bruce Davidson

OldNYC6

Foto @ Bruce Davidson

OldNYC7

Foto @ Bruce Davidson

OldNYC8

Foto @ Richard Sandler

OldNYC9

Foto @ Richard Sandler

OldNYC10

Foto @ John Conn

OldNYC11

Foto @ Bruce Davidson

OldNYC12

Foto @ John Conn

via

Publicidade

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Aruba Summer Music Festival: onde a música latina encontra o mar do Caribe