Criatividade

Agência cria pegadinhas falsas pra questionar esse tipo de ação publicitária

por: Vicente Carvalho

Neste ano, se tem algum estilo publicitário que vimos abundantemente foram as ‘pegadinhas’, algumas bem criativas e interessantes, outras de um mau gosto assustador. Mas todas tem algo em comum: se tornaram vídeos virais. Mas, será que é apenas isso que importa?

A agência canadense John st. nos propõe exatamente essa reflexão: será que realmente precisamos usar do artifício do medo para atrair a atenção dos consumidores? As pessoas sabem que, na grande maioria desses comerciais, são todos atores e não pessoas reais que caíram na pegadinha?

Pra isso, eles produziram dois vídeos. O primeiro, chamado de Stress Test, é uma simulação de uma pegadinha, onde um bebê é raptado, a mãe fica enlouquecida pedindo ajuda e quando ela pede ajuda ao policial, ele mostra uma placa com os dizeres “Stay fresh under stress” (Algo como: Fique refrescada sob estresse), numa referência clara ao viral feito pela Nivea onde eles transformavam pessoas comuns em procurados pela polícia no aeroporto – relembre aqui.

O outro vídeo é o Home Invasion, que mostra um suposto ‘sequestro’ de um casal dentro de sua casa, para logo depois mostrar que é uma comemoração de amigos celebrando com uma cerveja, ironizando o viral da Carlsberg que fez amigos passarem por apuros para salvá-los e provar a amizade – relembre aqui. Veja o vídeo da agência chamado “ExFEARiental”:

pegadinha

pegadinha2

pegadinha3

pegadinha4

pegadinha5

pegadinha6

A agência fez essas ações para ironizar as pegadinhas, mostrando que é relativamente fácil assustar as pessoas (ou simular o susto), e o quão fica estranho para uma marca tentar se valer desse tipo de artifício – o medo, para ganhar mais visualizações.

E então, qual sua opinião sobre esse tipo de ação publicitária? Você acha divertida ou de mal gosto? Acha que existe um limite na busca por audiência?

Publicidade


Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Doritos lança sabor wasabi e tem gente dizendo que marca foi longe demais