Viagem

Conheça o Poço Azul, o maior sitio submerso paleontológico do Brasil

por: Jaque_Barbosa

Foi descoberto em 1992 e rapidamente virou uma das principais atrações turísticas da maravilhosa Chapada Diamantina (o Hypeness esteve lá e contou tudo aqui, relembre). Chamada de Poço Azul, esta caverna de águas cristalinas e azuladas, que por vezes deixa entrar o sol e criar um incrível feixe iluminado, virou o maior sitio submerso paleontológico do Brasil, com a descoberta de fósseis de mais de 40 espécies de animais pré-históricos.

PoçoAzul1

A profundidade varia entre os 3,5 e os 16 metros, mas a água limpa e transparente permite observar as formações rochosas abaixo em qualquer condição. A caverna do Poço Azul, no município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, esconde histórias misteriosas, dos animais que terão habitado a América do Sul entre 10 mil e 2 milhões de anos atrás.

O sitio foi assim palco da maior descoberta dos últimos tempos na área da paleontologia brasileira, com mais de 3 mil fósseis identificados, de mais de 40 espécies. Só de preguiças gigantes, no fundo do Poço Azul, encontraram fósseis de quatros espécies diferentes. Encontram-se ainda na lista de descobertas feitas por uma equipe de paleontólogos um mastodonte, animal com o tamanho próximo ao de um elefante, um pampatério, espécie de tatu que podia chegar a 3 metros de comprimento ou um texodonte, um animal de grande porte semelhante ao rinoceronte.

O trailer do documentário abaixo, chamado O Brasil da Pré-história, mostra imagens dos fósseis encontrados e também de como seriam esses animais que foram extintos, dá uma olhada:

Trailer O Brasil da Pré-história from Grifa Filmes on Vimeo.

Felizmente para os visitantes, é permitida flutuação no poço, mas apenas na parte da frente, com cordas a delimitar o espaço, e somente por 20 minutos. Os donos da propriedade particular onde se encontra o Poço Azul, cobram uma taxa de visitação e oferecem equipamentos de mergulho e flutuação. A água é tão cristalina que dá para ver o corpo inteiro da pessoa, criando até uma ilusão de ótica. Dá uma olhada nas fotos que tiramos por lá:

PoçoAzul2

PoçoAzul3

PoçoAzul4

Fotos © Jaque Barbosa

PoçoAzul6

PoçoAzul7

Foto © Branco Pires

PoçoAzul8

Fotos via

Publicidade


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O incrível templo construído para um rei dentro de uma caverna na Tailândia