Viagem

Documentário mostra a deprimente realidade dos safaris humanos

Jaque_Barbosa - 10/12/2013 | Atualizada em - 08/05/2014

Quando pensamos que certas práticas abusivas foram definitivamente abolidas do mundo, eis que ele trata de nos desiludir: nas Ilhas Andamão, uma das muitas que pertencem à Índia, existe uma tribo, os Jawara, com cultura e estilo de vida muito próprios, em vias de extinção. E o que fazem as pessoas que vivem em volta e as que viajam até lá? Se aproveitam da tribo pra fazer dinheiro, promovendo um verdadeiro e triste safari humano.

O espaço onde vivem os Jawara, uma das tribos mais misteriosas e fechadas do mundo, é protegido como Reserva Natural, mas nem isso impede algumas companhias turísticas (com a conivência do governo local) de usar uma estrada que atravessa o lugar. À entrada, os avisos: “é proibido fornecer bebidas ou qualquer tipo de comida”, “não dê biscoitos, bananas ou roupa aos Jawara”. Você se confunde – está prestes a ver seres humanos ou animais enjaulados?

O que se segue é um espetáculo deprimente que mostra quão errados ainda estamos na forma como lidamos com a diferença. Vale a pena ver o documentário (tem pouco mais de 12 minutos) realizado pela VICE Alemanha e produzido com assistência da Survival International, uma organização sem fins lucrativos, que luta pela causa dos Jawara.

Assista:

 

Jarawa1

Jarawa2

Jarawa3

Jarawa4

Jarawa5

Jarawa6

Jarawa7

Jarawa8

Jarawa9

Aqui você pode ler uma entrevista com um dos membros da tribo alvo de “safari humano” – é revoltante e mostra como este tipo de turismo põe em causa a preservação da tribo (a falta de contato com a sociedade, por exemplo, os torna menos imunes e, por isso, mais suscetíveis a doenças). Nela está também o vídeo que  pode ver abaixo, em que a tribo dança pra turistas em troca de comida:

[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=JpVZ2e99gdQ&hd=1″]

Se quiser ajudar na campanha pela preservação (e não exploração) dos Jawara, siga o link.

todas as fotos © Survival International

via

Publicidade


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
NY tem elevador de vidro de 36 metros com vista panorâmica de Manhattan