Empreendedorismo

O brasileiro que começou mendigo e virou milionário fazendo bolsas

Vicente Carvalho - 04/12/2013 | Atualizada em - 10/04/2014

Sabe aquelas histórias fantásticas, excepcionais e que dariam um filme? Pois é, já rendeu um livro. É a história do designer de bolsas Roberto Vascon, dono de uma renomada marca de bolsas usadas por Oprah Winfrey e Beyoncé, mas que começou sua carreira morando nos bancos do Central Park, em Nova York, na década de 80.

Dono de uma fé inabalável, esse mineiro da cidade de Raposos veio de uma família pobre, e que, pra tentar uma vida um pouco melhor, foi para o Rio de Janeiro ainda adolescente. Lá passou fome e conseguiu lavar carros para ganhar alguns trocados, até que um dia chegou o carro do Cazuza para lavar, e em vez do serviço, Cazuza ofereceu um almoço para Roberto. Dessa amizade surgiu a oportunidade de trabalhar numa loja de roupas.

Mas seu sonho era conhecer o mundo, e então juntou um dinheiro e pegou um voo para Nova York. Chegando lá, sem escolaridade e sem falar inglês, foi ‘morar’ em um banco do Central Park por 4 meses, onde aprendeu inglês com uma outra moradora de rua com quem criou uma amizade. Mas quando estava prestes a desistir de tudo, teve um sonho, onde, segundo ele, havia pássaros voando e se transformando em bolsas com asas. Esse foi o sinal que ele precisava: pegou 90 dólares que tinha ganho trabalhando numa delicatéssen, comprou agulhas, couro e linhas e fez manualmente 12 bolsas.

Expôs suas bolsas no Central Park e, coincidência ou não, sua primeira cliente foi nada menos que Nancy Harris, editora de moda no The New York Times, que comprou todas as bolsas e fez uma reportagem falando do talento e da história do brasileiro.

O sucesso lhe rendeu uma pequena fortuna, mas não o deixou sossegado. Em certo momento, ele largou tudo, vendeu as lojas que já tinha, e foi conhecer o mundo, passando por mais de 100 países, e ajudando financeiramente a todos que podia, ficando pobre de novo. Recomeçou, fez o mesmo processo novamente, e conquistou NY pela segunda vez, e agora quer trazer suas bolsas para o Brasil. Lançou o livro “Nas Asas de Um Sonho” onde conta com mais detalhes sua cativante história.

Abaixo, encontramos uma entrevista dele feita ao Programa do Jô da Rede Globo, vale a pena assistir:

[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=QyMUn_ZjYm0#t=34″ width=”628″ height=”350″]

[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=quVhyt07w2M” width=”628″ height=”350″]

dsc00297

DSC00319

foto5

Roberto Vascon

roberto-vascon

Roberto Vascon nos passa alguns valores universais: perseverança, positividade, bondade e claro, talento. Que nos prova que as conexões que fazemos na vida é o que realmente importa, e que venham mais histórias como essa!

Publicidade


Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Aos 58, motorista de transporte escolar se reinventa, aprende costura e ganha prêmio na pandemia