Inovação

Tecnologia inovadora de espelhos permite captar energia no meio do deserto

por: Eme Viegas

O Ivanpah é o maior complexo solar térmico do planeta e está em construção no deserto Mojave, na Califórnia, Estados Unidos, patrocinado pela NRG Energy e pelo Google. O objetivo, quando terminada a obra, é gerar eletricidade suficiente para abastecer 140 mil residências anualmente, com um diferencial: ao invés de células fotovoltaicas, esta tecnologia usa espelhos pra produzir energia.

Os espelhos refletem a luz e o calor do sol para uma torre, onde é armazenado um líquido que gera vapor e aciona uma turbina, produzindo eletricidade. A usina de Ivanpah (ISEGS, na sigla inglesa, que significa Sistema de Geração de Eletricidade Solar) usará três torres de 459 metros de altura, com uma capacidade de 392 megawatts de eletricidade, e rodeadas por 173.500 conjuntos de espelhos.

Um projeto de enorme dimensão – o investimento é de USD$ 2,2 bilhões -, desenvolvido pela BrightSource Energy e que conseguiu recentemente gerar sua primeira produção de energia, o que representou um enorme passo nesta inovação e na busca pela produção de energias limpas.

[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=I00Au_S0joc”]

Ivanpah1

Ivanpah2

Ivanpah3

Ivanpah4

Ivanpah5

Ivanpah6

Ivanpah7

Ivanpah8

Ivanpah9

Ivanpah10

Ivanpah11

Pra saber mais sobre o projeto, acesse o site do Ivanpah.

Publicidade


Eme Viegas
Trabalho com internet e meu escritório é na praia.


X
Próxima notícia Hypeness:
País Dogon e a importância do Mali na origem da vida e criação do mundo