Inovação

Artesão indiano cria geladeira que nãoprecisa de eletricidade para funcionar

por: Vicente Carvalho

Aqui no Brasil, especialmente no Nordeste, ainda existe em algumas regiões o hábito de usar filtros de cerâmicas, que atualmente soa até nostálgico, mas continua muito eficiente no quesito de deixar a água resfriada. E foi pensando nesse mesmo princípio que o artesão indiano Mansukhbai Prajapati, mediante às dificuldades financeiras, criou o MittiCool, um refrigerador que não precisa de eletricidade para funcionar.

Enquanto que um refrigerador comum emite gases tóxicos que são prejudiciais à camada de ozônio, a MittiCool, feita da mesma matéria-prima, consegue deixar frescos frutas, legumes, leite e verduras por três dias, graças a uma câmara de água na parte superior do produto, e quando evapora, escorre pelas laterais da parede de cerâmica da geladeira (quatro tipos diferentes de argila), fazendo com que os mantimentos continuem frescos. Ainda existe uma torneira na parte frontal, com água para ser consumida.

Em uma reportagem local, foi informado que a temperatura no interior da geladeira pode chegar a 8° C, o que com certeza pode mudar a vida de populações carentes que não têm acesso à eletricidade e nem condições de ter uma geladeira comum.

Veja algumas fotos dessa inovação:

1311926817-1

dsc02194

MC

miticool

mitticool1

O valor médio de venda é de R$ 135,00, o que facilita para a população com menos poder de compra possa comprar, além, claro, de não precisar pagar pelo consumo de energia, que é inexistente. Veja o vídeo (em inglês) da reportagem:

Publicidade


Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Designers criam jardim totalmente autônomo que pode viver na sua cozinha