Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A natureza nos proporciona aprendizados diariamente, basta observarmos com mais cuidado. Por exemplo, a capacidade de alguns animais de se camuflarem completamente num ambiente selvagem é item de vital importância pra eles, a ponto de ser o fator determinante de sua sobrevivência.
As maneiras de se camuflar no ambiente são definidas principalmente pelos hábitos do animal e seus predadores, fazendo com que folhas, galhos, texturas ou cores sejam aliados dos bichos para enganar também nossos olhos. Por isso, veja as fotos abaixo com muita calma, e tente descobrir aonde esses animais se encontram:
Durante a noite, as corujas se escondem nas sombras para caçar. À luz do dia, elas também têm outras estratégias para passarem despercebidas. Seu poder de camuflagem é tão grande, que até os predadores mais treinados sentem dificuldade de achá-las. Além de usarem as penas para se misturarem a paisagem, principalmente as árvores, também são capazes de inflar ou murchar o corpo.
Natural das florestas do norte da Europa, do Alasca e do Canadá, o lagópode-escocês é uma ave galiforme de até 44 centímetros de altura. Ele se alimenta de vegetais durante a fase adulta e se aproveita da penugem branca para ficar camuflado perfeitamente na neve.
A lagarta barão comum vive na Índia e no sudeste asiático. Ela se alimenta de folhas de mangueira e se camufla nelas para evitar ser atacada por predadores. Esse processo dura até a fase de metamorfose.
O tropidoderus childrenii é um inseto da família dos gafanhotos que se camufla como uma folha de planta. Pode ser facilmente encontrado nas florestas da Austrália Oriental.
O bicho-pau é um inseto de hábitos noturnos que vive sobre folhagens, podendo ficar imóvel por muitas horas. Além de se parecer com um graveto de madeira, esse animal também afasta e confunde seus predadores expelindo um fluido leitoso.
Além de se camuflar na areia, a aranha do deserto tem desenvolveu outras estratégias para caçar. Ela constrói uma espécie de cobertor com a própria teia e pedras de quartzo para se esconder e capturar alimentos.
O sapo-folha engloba todas as espécies do gênero Proceratophrys. Elas vivem no solo das florestas brasileira. Como a cor e a aparência desses animais lembram o de folhas secas, é sobre a vegetação morta que se camuflam para sobreviver.
A lagarta Adelpha Serpa Selerio dá origem a borboleta da família Nymphalidae. Ela é encontrada nas florestas tropicais e nubladas do México até o Brasil.
O cavalo marinho é um dos mestres da camuflagem no reino animal. Ele é capaz de mudar de cor rapidamente para se esconder no ambiente e se proteger de predadores.
Os uroplatus geckos são lagartos que vivem completamente camuflados e imóveis durante o dia. Eles só se mexem se alguém tentar encostar neles. Quando anoitece, saem para caçar insetos.
A lagartixa-satânica-cauda-de-folha é uma espécie encontrada apenas na ilha de Madagascar. Ela costuma ser pequena, medindo de 7,5 a 10 centímetros. Por mudar de cor conforme o ambiente e o momento, consegue se camuflar muito rápido, principalmente em áreas de vegetação.
O grande urutau se camufla tão perfeitamente entre as árvores, que é conhecido como “ave fantasma”. Nem mesmo seus grandes olhos amarelos atrapalham seu disfarce: o animal costuma fechá-los para chamar menos atenção, mas continua enxergando por duas fendas na pálpebra superior.
Chamado de “fantasma da montanha”, o leopardo da neve tem pelos de uma tonalidade que se mistura com as pedras e vegetações. Ele se alimenta de cavalos, camelos, ovelhas e outros animais menores.
O linguado se camufla por meio da homocromia, que é quando a cor da superfície de seu corpo simula a do ambiente. Por causa disso, ele costuma viver próximo ao solo, ao substrato do oceano.
O louva-a-Deus orquídea é uma espécie natural das florestas tropicais do sudeste asiático. Ele se esconde e captura suas presas dentro das pétalas de orquídea.
A esperança faz parte de uma família de insetos bastante diversificada. Ela pode ser encontrada em todos os continentes do mundo. Costuma se camuflar imitando a coloração e a textura de folhas.
Além do sapo-folha, os sapos em geral têm grande facilidade em se camuflar. Para evitar predadores, eles adaptam a aparência da pele de acordo com o ambiente em que querem se esconder.
Com seu pescoço comprido e patas longas, a girafa consegue se camuflar muito bem entre árvores. Essa é uma estratégia utilizada principalmente por filhotes, frequentemente mortos por hienas ou leões, por exemplo.
Para se defender de predadores, o ouriço se enrola, diminuindo de tamanho e permanecendo imóvel. O que também o ajuda a passar despercebido é a coloração de seus espinhos, geralmente semelhantes a do ambiente.
Por terem os pelos da cor da vegetação da savana, os leões conseguem se esconder tranquilamente na hora de caçar, surpreendendo suas presas. Dessa forma, ele consegue atacá-las no momento certo.
Bom, digamos que o ouriço ainda tem que treinar um pouco mais para se camuflar, mas valeu pela fofura.
Seleção original feita pelo site Demilked.
Publicidade
Fotos 1, 2 e 19: Reprodução/Art Wolfe
Foto 3: Reprodução/wohinauswandern
Foto 4: petrichor/Flickr
Foto 5: Reprodução/phasmatodea.cz
Foto 6: Piet Grobler/Flickr
Foto 7: Reprodução/Photography - National Geographic
Foto 8: Arthur Anker/Flickr
Fotos 9 e 10: Reprodução/Imgur
Foto 11: Jialiang Gao
Fotos 12, 13 e 17: Caters News Agency
Foto 14: Raghu Chundawat
Foto 15: Reprodução/Dom Hyde
Foto 16: Reprodução/Como Cuidar de Orquídeas
Foto 18: Reprodução/earthwatch2.org
Foto 20: Reprodução/Good-Wallpapers
Foto 21: Reprodução/Pikist
O mundo pode ser dividido entre aqueles que preferem cachorros ou gatos, porém a artista Audrey Balčiauskas, utiliza...
Depois de interpretar Exu no desfile campeão da Grande Rio como um dos grandes destaques do carnaval de 2022, o ator...
Uma exposição reunindo dois artistas descendentes dos povos originários da América do Norte é atração central do...
Aiii, papai! Não é que o Carnaval está com tudo mesmo? Na rua, na chuva, na fazenda, ou numas casinhas espalhadas...
Uma das maiores representantes do gênero grunge, a banda Nirvana deixou uma pegada inesquecível no rock dos anos...
A gente aqui falando em ser mais sociável, mais solidários, e a natureza sempre nos dando exemplo que já tem esses...
As pinturas a óleo da sul-africana Sasha Hartslief parecem iluminar os objetos e cenários do cotidiano de tal forma...
O artista CRANIO é um dos meus preferidos, seus graffitis expressa muito cultura brasileira e com mensagens...
Inspirado pelo poster "Man as Industrial Palace" de 1927 de Fritz Kanh, o designer Henning M. Lederer fez uma...