Design

Ponte projetada por Leonardo da Vinci é construída 500 anos depois

Jaque_Barbosa - 13/01/2014 às 13:43

Há algumas semanas mostramos um instrumento musical pensado pelo famoso gênio italiano Leonardo da Vinci há mais de cinco séculos (relembre aqui). Desta vez trazemos mais um dos fascinantes projetos do pintor, escultor, matemático, arquiteto e outras coisas mais: a ponte Golden Horn, pensada para a cidade de Constantinopla, atual Istambul, Turquia, mas muito avançada para os construtores da época.

Leonardo da Vinci era realmente um homem à frente no seu tempo. A ponte Golden Horn, conhecida como a “Mona Lisa das Pontes”, é só mais um exemplo disso. Pensada para ficar no Golden Horn, um pequeno braço de mar no estreito de Bósforo, na atual Istambul, o projeto de ponte se revelou complexo e o sultão Bajazet II acabou rejeitando a proposta.

A verdade é que em 1995 o arquiteto norueguês Vebjørn Sand achou o modelo em uma exposição de projetos do artista renascentista. Ao invés de avançar com o plano original, com a construção em pedra, Sand optou por redesenhá-lo em ponto mais pequeno, usando madeira e aço.

A ponte foi concluída em 2001 e fica na estrada E- 18, que liga Oslo e Estocolmo, perto da cidade de Ås, Noruega. O resultado é bem interessante, olha só:

GoldenHorn_daVinci1

GoldenHorn_daVinci2

GoldenHorn_daVinci3

GoldenHorn_daVinci4

GoldenHorn_daVinci5

GoldenHorn_daVinci6

GoldenHorn_daVinci7

GoldenHorn_daVinci8

GoldenHorn_daVinci9

imagens via

Publicidade


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Canais Especiais Hypeness