Fotografia

Haters Gonna Hate: Artista faz série fotográfica mostrando os comentários de haters que recebe nas redes sociais

Jaque_Barbosa - 06/02/2014 | Atualizada em - 26/08/2014

Se chama de cyberbullying e é um dos maiores problemas do anonimato na internet. Lindsay Bottos é uma estudante de fotografia de Baltimore, nos Estados Unidos, tem 21 anos e, como qualquer pessoa da sua idade, se habituou a compartilhar nas redes sociais aquilo que acha legal. Entre projetos seus ou de outros artistas, Lindsay também compartilha algumas selfies – fotos tiradas por ela própria ao seu rosto e parte do corpo. O que se segue é uma série de ofensas gratuitas e, muitas vezes, machistas.

Lindsay diz saber que tanto homens como mulheres estão sujeitos a estas ofensas, mas garante que o conteúdo das mensagens e a frequência com que as recebe estão ligados ao seu gênero sexual. Pra lidar com o problema, a jovem decidiu ser bem direta: fez printscreen dos comentários e os colou por cima das selfies, compartilhando tudo no tumblr Anonymous.

O projeto rapidamente se tornou viral, alcançando mais de 100 mil “notas” e 20 mil seguidores. Com Anonymous, Lindsay consegue denunciar a crueldade das pessoas (ainda que fiquem anônimas) na internet, consegue expor as mesmas pessoas ao ridículo e ainda se coloca olhos nos olhos do espectador. Um projeto impactante, que nos lembra o que as redes sociais, por vezes, escondem: que, por trás da tela, estão pessoas de carne e osso, algumas mais vulneráveis que outras.

“A autoridade que as pessoas sentem em dividir a opinião deles sobre a minha aparência é algo com o qual eu e muitas outras meninas temos que lidar online”, diz Lindsay. Veja as fotos e entenda (tradução livre):

Anonymous1

“Honestamente, você é uma das pessoas mais feias que eu já vi em toda a minha vida. É engraçado porque você se acha bonitinha mas é só triste. Desculpe, a verdade dói”.

Anonymous2

“Legal sua pose, está tentando mostrar suas tatuagens de merda? Oooh tão descolada e fashion. Aposto que seu pai pagou por elas também, hein? Arrume um emprego de verdade, sua arte de merda não vai te levar a lugar nenhum. Remova essa merda também” [a tatuagem].

Anonymous3

“Ew coma qualquer coisa sério”.

Anonymous4

“Eu consigo enxergar que você usa Photoshop em suas fotos pra te deixar mais magra. O pior é que eu sei como você é NA VIDA REAL. Tire sua bunda gorda do tumblr e vá correr ou qualquer coisa jesus”.

Anonymous5

“Você posta tantas selfies porque pensa que é bonita e única porque você não é você é só uma imbecil garota do tumblr que vai pra uma escola de arte extravagante. Você não é nada de especial e o seu tumblr artístico é estúpido como a merda”.

Anonymous6

“Oh você não se depila é tão revolucionária e única cresça de uma vez”.

Anonymous7

“Sério, cada vez que eu vejo o seu ser feio na minha tela eu fico com vontade de dar um soco na sua cara coberta de acne”.

Anonymous8

“Aposto que você transou com metade de Baltimore. Você não passa de uma puta feia com maquiagem feia e barata e um corte de cabelo de merda de menina de escola de arte. Espero que você pegue uma DST (Doença Sexualmente Transmissível) e morra, o mundo ficaria melhor sem a sua cara feia”.

Anonymous9

“Oh Meu Deus você é tão gata e descolada e única quero ser igual a você pra poder ficar sentada na minha bunda o dia inteiro e postar fotos de mim mesma e escrever frases espertas nas coisas. Que original! Arranje uma puta de uma vida e cresça, ninguém quer ver sua cara ou sua “arte”.

Para ver mais fotos, siga o tumblr Anonymous.

Publicidade


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.