Estilo

Vídeo prova como ainda é difícil ser mulher nos dias de hoje ao inverter papéis masculinos e femininos

João Diogo Correia - 20/02/2014 | Atualizada em - 07/10/2014

Foi lançado há quatro anos, mas agora, que o tema da objetificação feminina continua nas bocas do mundo, viralizou pelo Youtube. “Oppressed Majority” (“Maioria Oprimida”) é um curta-metragem da atriz e diretora francesa Eléonore Pourriat que tem como protagonista um homem no cotidiano de uma mulher.

“Oppressed Majority” nos transporta para uma realidade alternativa, em que é o homem o educador por excelência (transportando simbolicamente o carrinho de bebê) e é também ele que tem de suportar as mais variadas formas de discriminação. Das cantadas ao assédio violento, o filme reflete sobre a desigualdade de gênero nas sociedades modernas e as situações que, ainda que erradas, são socialmente aceites.

Mais exemplos? As mulheres que praticam jogging em tronco nu (e uma delas ainda congratula o bebê por ter “um pai tão bonitinho”) ou o homem que é violentado e não tem o apoio da própria esposa, que o acusa de andar na rua em trajes provocativos.

Vale a pena assistir:

[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=V4UWxlVvT1A&hd=1″]

Em poucos dias, graças à versão legendada em inglês, o vídeo atingiu mais de seis milhões de visualizações, o que talvez seja a prova de que estão certas as palavras de Eléonore Pourriat, que diz que houve um retrocesso nos direitos das mulheres em todo o mundo (ainda que queira incidir sobre o caso francês). A cineasta diz também ter se baseado na sua experiência enquanto mulher para produzir “Oppressed Majority”.

OpressedMajority1

OpressedMajority3

OpressedMajority6

OpressedMajority8

Publicidade


João Diogo Correia
É português, viveu no Brasil, Itália e Espanha. Fez a melhor viagem da sua vida pela África e agora está de volta a Portugal. Há mais de três anos, começou a trabalhar remotamente, a partir de casa ou em qualquer lugar com wi-fi, e por isso agradece todos os dias à internet.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
‘Projeto Sankofa’: conheça as marcas de estilistas negros que desfilaram na SPFW