Criatividade

Ong insere pessoas em fotos de eventos no FB onde elas nunca estiveram pra simular a sensação de ter Alzheimer

Vicente Carvalho - 04/02/2014

Existem várias formas de chamar atenção para uma causa: certamente a mais poderosa delas é a empatia. Sabendo disso, a organização holandesa Alzheimer Nederland criou uma ótima campanha de sensibilização no Facebook para ajudar as pessoas a entender o que é ter a doença de Alzheimer.

Para isso, eles criaram o The Alzheimer’s Event e inseriram (com ajuda de montagens) algumas pessoas em fotos do evento na rede social. Em seguida, marcaram as pessoas com seus devidos nomes a esse evento, em que elas não compareceram, fazendo com que fossem notificadas que alguém as havia marcado em algumas fotos. Para deixar tudo ainda mais realista, a organização contou com a ajuda de empresas que fazem eventos reais na Holanda e cederam sua página do Facebook para que fosse possível marcar as pessoas nos eventos conhecidos.

A confusão imita a sensação de não ser capaz de lembrar de eventos, lugares e pessoas –  sensação essa que quem sofre com Alzheimer tem o tempo todo. Quem participasse da ação, poderia ainda enviar a foto de um amigo para o evento e espalhar a conscientização da doença.

Veja o vídeo:

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Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.