Fotografia

Se você tem medo de aranhas, é melhor não ver essa série fotográfica

por: João Diogo Correia

Aracnofobia – medo (ou fobia) de aracnídeos. Fotografia macro – uma forma extraordinária de arte visual que nos ajuda a captar a beleza do mundo em miniatura que corre debaixo dos nossos narizes, com fotos ampliadas de pequenos seres e objetos. O fotógrafo americano Thomas Shahan é um especialista e escolheu as jumping spiders (“aranhas saltadoras”, em tradução literal) como protagonistas.

São habitantes de um mundo para nós invisível e têm duas caraterísticas que as distinguem dos seus pares: uma visão muito acima de qualquer aranha (a julgar pelo tamanho dos quatro olhos, não é difícil acreditar) e umas pernas traseiras com força suficiente para um forte impulso. Ambos os atributos são úteis para os saltos que as caraterizam. Apesar de produzirem seda, as jumping spiders usam-na mais para criar abrigos e para se amarrarem antes dos saltos do que para construir teias.

Thomas Shahan entrou no universo destes aracnídeos com fotos tão detalhadas que é difícil ficar indiferente. Quem não gosta, provavelmente vai gostar ainda menos, mas não é de deixar de lado a ideia de alguém se apaixonar por estes exemplares da espécie.

MacroJumpingSpiders1

MacroJumpingSpiders2

MacroJumpingSpiders3

MacroJumpingSpiders4

MacroJumpingSpiders5

MacroJumpingSpiders6

MacroJumpingSpiders7

MacroJumpingSpiders8

MacroJumpingSpiders9

MacroJumpingSpiders10

MacroJumpingSpiders11

MacroJumpingSpiders12

MacroJumpingSpiders13

MacroJumpingSpiders14

MacroJumpingSpiders15

MacroJumpingSpiders16

MacroJumpingSpiders17

Para ver mais de Shahan, vale a pena se perder na galeria do artista no Flickr.

todas as fotos © Thomas Shahan

Publicidade


João Diogo Correia
É português, viveu no Brasil, Itália e Espanha. Fez a melhor viagem da sua vida pela África e agora está de volta a Portugal. Há mais de três anos, começou a trabalhar remotamente, a partir de casa ou em qualquer lugar com wi-fi, e por isso agradece todos os dias à internet.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Homens com corpinho ‘pai de família’ fazem ensaio hilário com cães para calendário de Natal