Estilo

A educacão pública brasileira pelo ponto de vista de quem mais entende do assunto: os professores.

por: Redação Hypeness

Uma série exclusiva pra web, intitulada “Ser Professor”, busca uma nova perspectiva à questão da educação pública no Rio de Janeiro. O meio: histórias profissionais de 12 professores contadas por eles mesmos.

O projeto surgiu no contexto da greve e das manifestações dos professores que ocorreram no final de 2013. Eles entraram em greve em 8 de agosto pedindo a criação de um plano que oferecesse à categoria melhorias nos cargos e salários. O plano foi aprovado pelos vereadores em 1º de outubro, em sessão fechada ao público, e, no dia seguinte, foi sancionado pelo prefeito Eduardo Paes e virou lei. A sessão chegou a ser cancelada pela Justiça em 11 de outubro, mas a liminar foi cassada no dia 16 e o plano voltou a valer. Os professores pediam que todos os profissionais fossem contemplados pelo plano, não apenas os que trabalham 40 horas semanais, como determinou a prefeitura.

001

003

004

005

006

Fotos: Globo.com

Nos vídeos do projeto, todos de enfoque bastante pessoal, doze professores falam sobre suas relações com o magistério, sobre seu dia-a-dia, suas dificuldades e histórias que marcaram suas vidas. A partir desse olhar mais aproximado, os depoimentos permitem uma reflexão sobre a educação pública do Rio de Janeiro.

Sonia Sant’Anna, professora de português do Colégio Estadual Hispani-Brasileiro João Cabral de Meto Neto, por exemplo, destaca o prazer da rotina de professor. “Eu adoro o que eu faço. Eu acho não saberia fazer outra coisa a não ser dar aula. É bonito demais ver o processo de descoberta das crianças via educação. E esse retomo ninguém tira da gente”, diz a professora no vídeo abaixo.

Ser Professor – Sonia from 14 on Vimeo

Abaixo deixamos mais dois testemunhos, de Thiago Gondim, professor de História, e Solon Santos, de Educação Física.

Ser Professor – Thiago from 14 on Vimeo

Ser Professor – Solon from 14 on Vimeo

No site você confere o depoimentos de todos os professores.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Professor de 84 anos faz sucesso no Instagram com looks arrasadores