Empreendedorismo

Uma carta para mim mesma 10 anos atrás – por Angela Bassichetti

Eme Viegas - 26/02/2014

O novo quadro do Hypeness – Uma carta para mim mesmo 10 anos atrás – tem conseguido seu objetivo: inspirar pessoas, fazê-las refletir sobre a vida e o caminho que escolheram. A de hoje, com certeza, não vai te deixar ileso.

Convidado de hoje: Angela Bassichetti

Angela por Angela: Comecei minha carreira como ilustradora. Por acaso fui parar um uma agência de publicidade. Nesses 12 anos de propaganda, passei pela DPZ, Ogilvy e JWT. Trabalhei como diretora de arte, virei DC, trabalhei com contas globais e locais. Fiz uma filha, casei, descasei, fiz amigos. Fui júri em festivais de propaganda, ganhei prêmios, ganhei concorrências e perdi outras. Perdi também a paciência, aí, sai. Hoje faço minhas esculturas e ilustrações. Abri meu próprio negócio e vou realizar um sonho de criança: trabalhar na TV. Agora, só falta trabalhar num barracão de escola de samba.

Se hoje eu pudesse enviar uma carta para mim, há dez anos atrás, eu começaria dizendo:

Por favor, Angela, acredite em tudo que eu disser, pois coisas que você nunca acreditaria, vão acontecer.

Filhos

Eu sei que você, hoje, não gosta de crianças. Sei que você prefere bichos. Sei também que hoje você não entende as mulheres que voltam da tal licença maternidade mostrando fotos do filho pra todo mundo. Ter filhos hoje parece terrível, mas acredite, é muito bacana. A maternidade não vai tirar nada de você, além de horas de sono. A maternidade não vai tirar sua promoção, porque você se afastou do trabalho por 5 meses. Você não vai deixar de viajar a trabalho ou ir à Cannes por causa dos filhos. Você não vai deixar de ser um profissional focado porque tem que pegar eles na escola. Mas sim, você vai mostrar fotos da sua filha e falar das incríveis mini-proesas dela pra todo mundo. E filhos não estragam seu corpo. Fica gorda quem quer, fica chata quem quer. E você não vai querer.

Viagens

Sempre que tiver a oportunidade de viajar, vá. Não fique indecisa entre juntar dinheiro ou gastar com viagem. Aceite o convite da sua amiga pra mochilar, vá pra Romenia. E quando vocês estiverem em um bar em Bukarest, você vai conhecer um francês. Fiquem, não vão embora. E se você puder me mandar uma carta de volta para o futuro, me conta como foi. Eu adoraria ter essa “lembrança”. Nessa mesma viagem, quando estiver na loja de brinquedos em Praga, compre dois carrosseis. Um deles vai desaprecer. Se você comprar apenas um, vai ficar sem.

Dinheiro

Sobre seu dinheiro: guarde. E o segredo é guardar uma parte antes que ele acabe. Pagar contas, comprar tudo que precisa ou quer, para depois guardar, não funciona. Não sobra nada. Nunca.

Trabalho

Aceite a proposta do Tomás Lorente pra trabalhar na Age. Vai valer a pena, todo mundo falava bem do cara. E a DPZ.com vai fechar logo mais. Nunca se distancie da sua equipe. Quanto mais próxima você for, mais divertido vai ser trabalhar, pra todos. Atenda seu chefe primeiro, mesmo que você tenha algo muito mais importante pra fazer. Trabalho importante mesmo é deixar seu chefe feliz. Sei que hoje, você acha que nasceu pra trabalhar com propaganda. Mas vai mudar de idéia. Você vai sair muito feliz da agência no seu último dia de trabalho. Vai ser uma tarde de sol. Você vai pra casa de um amigo e vai decidir deixar o carro na garagem. Agora, sem nenhum deadline, nenhum job pra entregar, pode se dar ao luxo de gastar seu tempo indo a pé. Você nunca pensou ter que abrir uma empresa. Mas vai. E quando abrir, vai perceber que abrir uma empresa dá menos trabalho que participar de uma concorrência.

Academia

Essa você não vai acreditar: no futuro, você vai acordar as 6:30 pra ir a academia, cinco vezes na semana. Parabéns!!! Mas que tal começar agora? Vá a academia. Não espere tanto tempo pra começar. Nao tenha preconceito nem preguiça.

Amigos

Quando você mudar de agência, leve os amigos com você. Ligue pra eles, escreva, convide pra almoçar com data e hora. Faça isso quando estiver presa no trânsito. Funciona.

Vida

Termine as coisas. Não tente consertar algo por muito tempo. Se não estiver feliz no trabalho, saia. Se não estiver feliz num relacionamento, saia logo. Aprenda a colocar fim nas coisas, antes que elas piorem.

Família

Vá almoçar na casa da sua mãe quando ela te ligar no sábado. Vá todos os dias, aliás. Aproveite o máximo seu tempo com ela.

Angela, espero que você leve em consideração o que falei aqui. E se não levar, ok também. Acho que você fez tudo certo, pois hoje sou mais feliz do que eu era há 10 anos atrás.

Beijo minha querida!

 

faixa-carta

Publicidade


Eme Viegas
Trabalho com internet e meu escritório é na praia.