Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O novo quadro do Hypeness – Uma carta para mim mesmo 10 anos atrás – tem conseguido seu objetivo: inspirar pessoas, fazê-las refletir sobre a vida e o caminho que escolheram. A de hoje, com certeza, não vai te deixar ileso.
Convidado de hoje: Eco Moliterno
Profissão: Head of Digital da Agência Africa
Eco por Eco: Eco começou sua carreira aos 16 anos como caricaturista de uma revista de rock. Depois ilustrou para muitas outras revistas, chegou a criar jogos de tabuleiro para a GROW mas foi na Dinamarca, onde terminou o colegial, que conheceu sua verdadeira paixão: a internet. Hoje ele é o responsável pelas campanhas online mais famosas do Brasil – incluindo os hilários filmes do Joel Santana para Head&Shoulders – e, depois de ter sido eleito um dos 10 profissionais mais inovadores do mercado digital brasileiro, foi o primeiro criativo online a ganhar o Prêmio Caboré como Profissional de Criação do Ano em 2013.
Oi Eco 2.6! Tudo bem?
Aqui quem fala é o Eco 3.6. Isso mesmo: eu sou você com 10 anos de vantagem. E estou escrevendo pra te dar algumas dicas preciosas. Conselhos de primeira para primeira pessoa. Mas como a gente já não se vê há algum tempo, é melhor dividir o assunto em tópicos:
Se meus cálculos não falham, você deve estar agora sentado, de madrugada, na sua mesa na AOL terminando de criar alguma campanha pro portal. Acertei? Pois então, prepare-se: se em 2004 você já acha que trabalha muito, em 2014 vai trabalhar ainda mais. Mas a boa notícia é que você vai se apaixonar cada vez mais pelo que faz. E como o amor é cego, você nem vai ver esses 10 anos passarem.
Você deixou a AgênciaClick, onde foi diretor de arte por quase 4 anos, e foi pra AOL ser Designer Chefe e comandar uma equipe de 10 pessoas que vai reformular toda a parte gráfica do portal. Quando chegou, você tinha só 25 anos e nunca tinha sido chefe antes. Que responsa, hein? Mas não precisa ficar com medo: basta ser o chefe que você sempre quis ter. Simples assim. Seja superior a eles na sua dedicação, e não só no seu cargo, e isso vai te dar mais respeito do que qualquer sigla bonita em um cartão de visitas. E o melhor de tudo: essa proximidade com eles transformará seus funcionários em verdadeiros amigos – e alguns deles continuarão trabalhando ao seu lado 10 anos depois.
Depois de emplacar vários shortlists em Cyber, em 2003 você finalmente ganhou seu primeiro Leão em Cannes, né? Parabéns! E pode ficar tranquilo porque nesse ano (2004) e no próximo (2005) você também vai ganhar – e depois ainda vai ser convidado pelo próprio Festival para ser jurado. Mas aí, depois de todos esses leões, você vai se dar conta de algo que mudará completamente a sua carreira: o principal prêmio da publicidade não é entregue na Riviera Francesa. O maior reconhecimento para um publicitário acontece na padaria da esquina, no almoço de domingo em família, na pelada com os amigos. É quando alguém comenta ao seu lado que viu uma propaganda genial sem saber que foi você que criou. E como a internet vai virar uma mídia de massa – pra desespero de muitos, que gostariam que ela continuasse sendo de poucos –, você ainda vai ter a chance de criar muitas campanhas online que vão cair na boca do povo. Pode acreditar. Eu não tô de brinqueichon.
Rico de verdade não é quem tem dinheiro, mas quem não precisa dele. Portanto, trabalhe sem pensar só nele, pra que o dinheiro seja sempre um coadjuvante na sua história, nunca o protagonista. E aí, aos poucos, ele vai perdendo importância até praticamente desaparecer da sua vida. Resumindo: se você quiser estar sempre no lucro, faça mais do que ganhe, entregue mais do que receba, seja mais do que tenha. “Under promise, over deliver”. E assim, nos próximos 10 anos, você jamais pedirá um aumento – mas receberá vários.
Se no lado profissional esses anos serão incríveis pra você, no pessoal as notícias não são muito boas. Daqui a 3 anos, em 2007, você vai perder sua mãe, seu pai e sua avó, no mesmo ano, pra essa epidemia do século XXI chamada câncer. Portanto, aproveite ao máximo os três agora porque, depois, todas as suas conquistas vão perder 10% do valor simplesmente pelo fato deles não estarem mais aqui pra comemorar contigo. Seu avô, em compensação, vai chegar a 2014 com 93 anos de pura lucidez, e você vai passar a tomar café-da-manhã todos os dias na casa dele antes de ir por trabalho – e isso vai fazer com que todos os problemas do seu dia fiquem muito menores do que eles são.
Nosso pai dizia pra mim – e ainda diz pra você – uma frase muito bacana: “na vida você só precisa de uma camisa limpa, livros e bons amigos”. E depois de ficar um pouco mais velho, você vai ver que essa é a mais pura verdade. Afinal, só no Facebook (você ainda não sabe o que é isso, mas vai saber) a amizade é medida quantitativamente. No mundo real, é melhor ter poucos bons amigos do que muitos ótimos colegas.
Pra compensar todas as noites viradas na agência, você também vai virar muitas noites no avião. Ou seja, você não só vai viajar muito a trabalho como ainda vai se casar com uma ítalo-brasileira que vai rodar o mundo (e, principalmente, a Itália) ao seu lado. E o lema da vida de vocês dois será “work hard, travel hard”.
Por último, o tópico mais importante de todos – e , curiosamente, o que você vai dar menos atenção nesses próximos 10 anos – : a sua saúde. Continue praticando esportes sempre que puder. Ou melhor, sempre que NÃO puder, pois sua saúde não pode esperar uma vaga na sua agenda: ela precisa criar seu próprio espaço. Portanto, adapte seu trabalho à sua saúde, e não o contrário. Afinal, assim como nesse texto, saúde é o que sustenta todo o resto.
Bom, é isso. Nos vemos daqui a 10 anos.
Se cuida aí.
Abs,
Eco 3.6
Nota: Pra conhecer os trabalhos de Eco Moliterno, acesse este link.
Publicidade
Os primeiros socorros seguem um padrão que visa atender o maior número das mais diferentes pessoas possível, mas...
No fim de outubro, a internet brasileira ganhou mais meme e, junto com ele, mais um ícone: a mulher 'engolida' por um...
Quem diz que nunca caiu em uma roubada no final do ano, provavelmente está mentindo. Este costuma ser um período em...
3 exemplos espetaculares de como utilizar a tecnologia de projeção video mapping em diferentes...
Uma tendência gastronômica recente é substituir os ovos por maionese em receitas de bolo. Dizem por aí que o...
Criado nos anos 80, o cubo mágico é um dos brinquedos mais simples e fascinantes que existem. Quem nunca passou...
Além de sempre encantar pela beleza exuberante, Glória Maria dá show de simpatia por onde passa. A jornalista está...
As icônicas cabines telefônicas de Londres podem ser transformadas em máquinas de venda automática com o lucro...
A Nintendo decidiu levar o sentido educacional que os videogames possuem ao extremo em seu novo conjunto de...