Inovação

Cobertura Hypeness: veja 9 produtos (realmente) inovadores lançados no Mobile World Congress 2014

por: Paulo Moura

A convite da Samsung, o Hypeness marcou presença no Mobile World Congress,  o maior evento de dispositivos móveis do mundo, que acabou nesta quinta-feira em Barcelona, na Espanha. Num espaço de 70,5 mil m², quase 1.500 empresas disputaram a atenção de cerca de 3 mil executivos de pelo menos 100 países diferentes.

O foco de todos naturalmente se voltou para a enxurrada de lançamentos de tablets e smartphones, como o próprio Galaxy S5, lançado num evento com ares de produção cinematográfica pela Samsung para mais de 4500 pessoas. O novo aparelho da marca coreana vem com uma infinidade de novas features, como sensor de impressão digital, uma suíte de aplicativos e recursos voltados para fitness e é resistente à água e à poeira.

O MWC, contudo, vai muito além dos smartphones e tablets. Montamos uma lista de produtos inovadores, sejam wearable devices, gadgets voltados para entretenimento, automação residencial ou mesmo higiene pessoal. Alguns deles são apenas protótipos, mas devem chegar em breve ao mercado. Se você se interessa por inovação, eis um prato cheio:

1. Samsung Gear FIT

WMC1

Voltado, como o próprio nome já diz, sobretudo para praticantes de atividades físicas, trata-se do primeiro smartwatch do mercado com display retangular e curvo. Além da possibilidade de checagem de e-mails, acesso a redes sociais e troca de mensagens instantâneas, o device possui sensor de batimentos cardíacos e gerenciador de treinos, o que permite controlar por exemplo o consumo de calorias e calcular distâncias percorridas. Pesa apenas 27 gramas e, tal qual o nosso velho e bom Champion, permite a troca de pulseiras – disponíveis nas cores preta, cinza e laranja.

2. Smart Sensing Shirts

WMC2

Foi montada na feira uma quadra de basquete onde atletas franceses da PABA (Pay dAix Basket) jogaram partidas usando as mais recentes roupas esportivas inteligentes de sensoriamento, capazes de monitorar e otimizar o desempenho com altíssimo grau de precisão. Detalhe: os sensores da Cityzen Sciences são implantados nas próprias fibras do tecido, ou seja, de fato sentem a temperatura do corpo e conseguem ser mais eficazes do ponto de vista cardiovascular, além de controlarem todos os movimentos dos atletas via GPS, tudo isso sem causar desconforto nenhum.

3.  Smart Toothbrush

WMC3

Trata-se de uma escova de dentes inteligente que pode se conectar com um smartphone por meio de uma ligação bluetooth e ajudar as pessoas, sobretudo crianças, a melhorar sua higiene dental. A escova desenvolvida por uma empresa francesa é integrada a um aplicativo que pode, inclusive, ser programado por um dentista, a fim de garantir que os usuários sejam lembrados das áreas da boca que estão sendo mais negligenciadas na escovação.

4. Volvo on Call

WMC4

Imagine fazer um pedido em um delivery qualquer e recebê-lo diretamente no seu carro, não importa onde ele esteja estacionado?! Pois essa é a proposta da nova versão do Volvo on Call, desenvolvido em parceria com a Ericsson. Baseado na tecnologia de chaves digitais, o sistema permite a abertura e fechamento do carro à distância. Ao fazer um pedido por meio do aplicativo, por exemplo, o proprietário do veículo  libera uma chave digital para abrir e fechar seu carro, que deixa de existir assim que a entrega é finalizada. A ideia é oferecer às pessoas uma alternativa para receber encomendas quando não estão em casa.

5. Smartbots

WMC5

Os robozinhos aí da foto são na verdade bonequinhos motorizados equipados com duas câmeras, microfones embutidos, sensores de velocidade e distância, alto-falantes e luzes de LED, cuja a alma ou a cara, como queira, pode ser o seu próprio smartphone. Isso mesmo! Basta encaixa-lo no esqueleto robótico para ter acesso a uma série de recursos, como ver o que está acontecendo em várias partes da sua casa à distância ou programar um diálogo com alguém, sem contar uma infinidade de joguinhos interativos disponíveis.

6. BrewBot

WMC6

Que tal fazer uma cerveja caseira a partir do seu smartphone? Criado na Irlanda, o Brew Bot é um equipamento capaz de produzir cerveja – e monitorar a produção – a partir de um smartphone. Basta comprar os ingredientes, organizar a receita, conectar o smartphone por bluetooth – apenas iOS, por enquanto – e apertar o “Start Brew”. A partir daí, a máquina faz todo o resto, inclusive controlar a temperatura.

7. Upp Charger

WMC7

Em uma época de energia escassa e instável, o recarregador portátil que tira sua energia a partir de hidrogênio vem bem a calhar.  Ele é capaz de carregar um gadget de cinco a sete vezes por praticamente o mesmo tempo que uma recarga comum.

8. FiLIP

WMC8

Aparentemente, parece um smartwatch fofinho para criancinhas se divertirem, contudo o wearable device vem com um GPS assistido, juntamente com triangulação de hotspot Wi-FI e GSM, para que os pais possam encontrar seus filhos por meio de um aplicativo específico, estejam eles em locais abertos ou fechados. Além da função localizador, o device funciona como telefone – os pais podem programar até cinco números de contato para ligar ou enviar mensagens. Também é possível configurar “zonas seguras” (como escola, casa, entre outras) e receber notificações automáticas quando a criança chegar ou sair de um lugar.

9. Smart Glove

WMC9

A luva inteligente da japonesa Fujitsu é voltada para funcionários de fábrica que necessariamente não podem trabalhar com as mãos desprotegidas. Dotada de sensores de reconhecimento de movimentos, ela permite que empregados de linhas de montagem possam receber instruções remotamente e prestar contas apenas com gestos. Folhear páginas de um manual digital exibido em um monitor, por exemplo, seria um procedimento plenamente viável.

Publicidade


Paulo Moura
Jornalista paulistano que adotou o Rio de Janeiro como casa. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa e é sócio-diretor da Agência VIRTA. Apreciador de cerveja, comida ogra, mar e tudo aquilo que combina ou remete a ele.


X
Próxima notícia Hypeness:
Esta estação de rádio no Arkansas é totalmente movida a energia solar