O IndieGogo, popular ferramenta de financiamento coletivo, destacou na semana passada um promissor projeto: o Rawlemon, um aparelho que consegue captar a energia solar refletida pela Lua e promete ser a solução para produção de energia limpa no futuro.
O Rawlemon é uma criação é do alemão André Broessel. Trata-se de um tipo de globo solar que promete ser mais eficaz que os tradicionais painéis solares, com uma captação 70% superior. Além de, com todo respeito aos bons e velhos painéis, ser infinitamente mais agradável esteticamente.
Segundo Broessel, o objetivo central é tornar a captura da energia do sol mais democrática. O conceito envolve, basicamente, uma esfera que faz a refração da luz num raio e concentra-a num ponto de distribuição. Um micro-rastreador é responsável por seguir a movimentação do sol durante dia e noite. Aí, de acordo com o cientista, está a diferença. “Estamos desenvolvendo produtos autônomos que podem concentrar a luz até em dias nublado, que geram energia onde quer que estejamos. É energia gratuita e uma oportunidade única de recolher energia numa situação em que outros sistemas falham”, disse o alemão ao Gizmodo.
O projeto tem mais de 3 anos. Confira na sequência abaixo a evolução do produto. Desde o primeiro protótipo até a versão final.











A versão beta, como essa da última foto, está à venda por R$ 354. Caso o projeto não alcance a meta, o dinheiro será devolvido.
Todas as fotos são da divulgação do Rawlemon.