Empreendedorismo

Você não vai acreditar na forma que ele encontrou pra transformar a paixão pela música num negócio criativo

Vicente Carvalho - 10/03/2014

A música, e em especial o blues, sempre fascinou o bombeiro (e carpinteiro nas horas vagas) Jeff Lord, mesmo que nunca tenha aprendido a tocar um dos principais instrumentos utilizados no gênero musical: a guitarra. Mas seu amor pelo blues nunca o deixou, fazendo com que anos mais tarde ele transformasse caixas de charutos em um novo negócio de sucesso em sua vida.

Por ser um grande fã do blues, sempre pesquisou muito sobre o estilo musical e fez uma descoberta interessante enquanto pesquisava sobre um de seus músicos favoritos, Muddy Waters – uma lenda do blues norte-americana, considerado o pai do Chicago blues. Na busca, Lord acabou por ficar sabendo de várias pessoas que estavam desenvolvendo simples guitarras de 1 a 3 cordas chamadas de “diddley bows”, feitas artesanalmente utilizando objetos domésticos, como caixa de charutos, por exemplo.

Lord imaginou que poderia fazer uma dessas diddley bows, mas deixou engavetada a ideia de construí-la por anos, até que um amigo seu do corpo de bombeiros se aposentou e ele resolveu fabricar uma guitarra de caixa de charutos. No jantar da aposentadoria de seu amigo, todos ficaram fascinados com o presente inusitado e especial e lá mesmo outros três convidados encomendaram uma guitarra de Lord. Nascia assim a Old Man Vinegar’s Cigar Box Guitars (o nome da empresa vem de um apelido que recebeu de seus colegas bombeiros, porque ele bebe um copo de vinagre por dia). Desde então os pedidos nunca cessaram, e o bombeiro já fabricou mais de 100 guitarras únicas, com preços que variam de 100 a 150 dólares.

Veja algumas fotos dos instrumentos:

2vAJr.AuSt.71

FITiK.St.71

oq9u1.St.71

n-JEFF-LORD-BLACK-JACK-BILLIE-large570

o-CIGAR-GUITAR-1-570

o-CIGAR-GUITAR-2-570

o-CIGAR-GUITAR-5-570

o-CIGAR-GUITAR-6-570

o-CIGAR-GUITAR-7-570

o-CIGAR-GUITAR-8-570

o-CIGAR-GUITAR-9-570

Quando perguntando sobre seus planos para a empresa, Jeff responde que nunca viu a Old Man Vinegar como um negócio, pois ele é apaixonado pelo que faz e quer apenas continuar fazendo as guitarras e conhecer novas pessoas e amizades. Já que sempre foi muito tímido e introvertido, seu novo negócio tem o permitido conhecer outros amantes da música. Veja um vídeo dele tocando:

[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=6vR-HhhbOIw#t=26″ width=”628″ height=”350″]

As três primeiras fotos são do site The Telegragh, todas as outras são de Jeff Lord.

Publicidade


Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.