Viagem

Infográfico mostra as regras de etiqueta de diferentes culturas para você não pagar mico nas viagens

por: Redação Hypeness

Em uma cultura diferente da nossa, fica muito fácil cometer gafes que sequer passam pela nossa cabeça. Muitas vezes, por mais que já tenhamos lido sobre cada lugar, não sabemos exatamente como são as chamadas “regras de etiqueta”.

O site The Restaurant Choice fez um gráfico incrível pra ninguém ficar perdido em alguns países na hora de comer.  Se liga nessa verdadeira aula de etiqueta e não faça feio nunca mais!

Portugal

Portugal2

Não peça sal ou pimenta se os mesmos não forem deixados na mesa. Isso pode ser considerado uma ofensa às habilidades do Chef.

Deixe uma gorjeta. O mais comum é ser equivalente a 10% do serviço.

França

França

Não divida a conta com seu convidado, pois isso é considerado zero sofisticado. Ofereça-se pagar a conta integralmente ou combine isso com a outra pessoa.

Deixe seu punho sobre a mesa. O ideal é não descansar os braços em seu colo.

Use pão como apoio para o garfo e sempre corte ou arranque um pedaço do pão ao invés de dar uma mordida. Se não consumi-lo, deixe-o sobre a mesa, não em seu prato.

Japão

Japão

Não cruze, lamba ou deixe seus hashis na vertical em cima do prato. Também não passe a comida para alguém através de seus hashis; são todas medidas muito rudes. Não dê gorjetas; além de ser algo muito raro, pode ser considerado uma ofensa.

Colheres são incomuns, então beba sopas diretamente do pote. Sugue o macarrão, a sopa e o que mais quiser, pois quanto mais alto, melhor! Isso mostra sua apreciação pelo Chef.

Itália

Itália

Evite bebidas que levam leite na hora da refeição, visto que as mesmas atrapalham a digestão. Peça um espresso ao invés de capuccino, por exemplo. Adicione de 5 a 10% de gorjeta na hora de pagar se o serviço for ótimo. O restante do serviço normalmente já vem incluso na conta.

Não peça por queijo se o mesmo não for explicitamente oferecido. É uma enorme falha adicioná-lo no topo de sua pizza e pior ainda se adicionado a pratos com frutos do mar.

Índia

Índia

Coma tudo o que estiver em seu prato, pois deixar alguma coisa por comer é extremamente desrespeitoso. Lave suas mãos antes e depois da refeição e dê uma atenção especial às unhas.

Não coma muito rápido e nem muito devagar; procure comer em uma velocidade média. Não coma com a mão esquerda, pois é considerado anti-higiênico; nesse caso, onde não são servidos talheres na maioria das ocasiões, prefira a mão direita.

Tailândia

Tailândia

Espere receber todos os pratos em sequência, ao invés de um por vez; Esteja preparado para compartilhar, pois isso é muito comum no país e os pratos muitas vezes ficam espalhados sobre a mesa.

Não coma diretamente do seu garfo, ele é apenas um apoio para conduzir a comida à colher. Não pegue a última fatia da tigela compartilhada.

China

China

Chegue sempre a horas e bem vestido para os seus companheiros de refeição. Arrote no final – isso é visto como um elogio ao cozinheiro, por ter feito uma refeição boa e que o deixou satisfeito.

Não termine toda a sua comida; deixe um pouco no prato para mostrar ao seu anfitrião que a comida estava mais do que o suficiente.

Não deixe gorjeta.

E aí, qual dessas regras você já conhecia? Qual achou mais bizarra? Deixe sua opinião nos comentários!

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Os incríveis e coloridos domos de sal das montanhas do Irã