Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Em uma cultura diferente da nossa, fica muito fácil cometer gafes que sequer passam pela nossa cabeça. Muitas vezes, por mais que já tenhamos lido sobre cada lugar, não sabemos exatamente como são as chamadas “regras de etiqueta”.
O site The Restaurant Choice fez um gráfico incrível pra ninguém ficar perdido em alguns países na hora de comer. Se liga nessa verdadeira aula de etiqueta e não faça feio nunca mais!
Não peça sal ou pimenta se os mesmos não forem deixados na mesa. Isso pode ser considerado uma ofensa às habilidades do Chef.
Deixe uma gorjeta. O mais comum é ser equivalente a 10% do serviço.
Não divida a conta com seu convidado, pois isso é considerado zero sofisticado. Ofereça-se pagar a conta integralmente ou combine isso com a outra pessoa.
Deixe seu punho sobre a mesa. O ideal é não descansar os braços em seu colo.
Use pão como apoio para o garfo e sempre corte ou arranque um pedaço do pão ao invés de dar uma mordida. Se não consumi-lo, deixe-o sobre a mesa, não em seu prato.
Não cruze, lamba ou deixe seus hashis na vertical em cima do prato. Também não passe a comida para alguém através de seus hashis; são todas medidas muito rudes. Não dê gorjetas; além de ser algo muito raro, pode ser considerado uma ofensa.
Colheres são incomuns, então beba sopas diretamente do pote. Sugue o macarrão, a sopa e o que mais quiser, pois quanto mais alto, melhor! Isso mostra sua apreciação pelo Chef.
Evite bebidas que levam leite na hora da refeição, visto que as mesmas atrapalham a digestão. Peça um espresso ao invés de capuccino, por exemplo. Adicione de 5 a 10% de gorjeta na hora de pagar se o serviço for ótimo. O restante do serviço normalmente já vem incluso na conta.
Não peça por queijo se o mesmo não for explicitamente oferecido. É uma enorme falha adicioná-lo no topo de sua pizza e pior ainda se adicionado a pratos com frutos do mar.
Coma tudo o que estiver em seu prato, pois deixar alguma coisa por comer é extremamente desrespeitoso. Lave suas mãos antes e depois da refeição e dê uma atenção especial às unhas.
Não coma muito rápido e nem muito devagar; procure comer em uma velocidade média. Não coma com a mão esquerda, pois é considerado anti-higiênico; nesse caso, onde não são servidos talheres na maioria das ocasiões, prefira a mão direita.
Espere receber todos os pratos em sequência, ao invés de um por vez; Esteja preparado para compartilhar, pois isso é muito comum no país e os pratos muitas vezes ficam espalhados sobre a mesa.
Não coma diretamente do seu garfo, ele é apenas um apoio para conduzir a comida à colher. Não pegue a última fatia da tigela compartilhada.
Chegue sempre a horas e bem vestido para os seus companheiros de refeição. Arrote no final – isso é visto como um elogio ao cozinheiro, por ter feito uma refeição boa e que o deixou satisfeito.
Não termine toda a sua comida; deixe um pouco no prato para mostrar ao seu anfitrião que a comida estava mais do que o suficiente.
Não deixe gorjeta.
E aí, qual dessas regras você já conhecia? Qual achou mais bizarra? Deixe sua opinião nos comentários!
Publicidade
Fãs de “Harry Potter” e de “Senhor dos Anéis” vão gostar dessa: imagine viajar e ficar hospedado em um lugar...
Você já pensou em ir para a Romênia? Pelo sim ou pelo não, é melhor começar a considerar a ideia, porque o...
O Aeroporto de Gatwick, em Londres, acaba de lançar uma exposição que promete remexer com as memórias de viagens...
Sem planos mas com rumo. Assim se define o casal de portugueses Carlota e Sebastião, que, além de namorados, são...
A amizade verdadeira não tem preço e é uma das coisas mais valiosas da vida. Pensando em presentear os amigos, o...
Você toparia dividir um quarto de hotel com um estranho para pagar apenas metade da diária? Essa é a proposta de uma...
Viajar sem dinheiro é possível, como já mostramos aqui, e esta é uma tarefa muito aplicada pelos mochileiros,...
O sucesso de diversos espaços de coworking se dá justamente pela iniciativa de transformar espaços de trabalho em...
“Nem parece que estamos no Rio de Janeiro, em plena Barra da Tijuca”. Essa é a fala mais comum entre aqueles que...