Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Imagine que você tenha passado dias ou até mesmo semanas construindo algo extremamente delicado. Se alguém, em um segundo, destruísse o que você criou, você ficaria no mínimo chateado, certo? Não é o caso destes monges tibetanos, que investem horas na criação de mandalas incríveis feitas com areia para depois, arbitrariamente, destruí-las. O objetivo, segundo eles, é enfatizar a inconstância da vida.
As complexas mandalas, chamadas de dul-tson-kyil-khor, utilizam diversas cores de areia, que são adicionadas ao esboço geométrico utilizando um instrumento chamado chak-pur. Como uma espécie de funil metálico, nele está a areia, que é liberada a partir da vibração do material ao entrar em contato com uma varinha, que fica na outra mão do monge. Dessa forma, é possível controlar a areia como se fosse um líquido e, a partir disso, colorir a mandala.
Assim que a arte fica pronta, ela é destruída. Parte da areia é distribuída para o público, enquanto que o restante é liberado no rio mais próximo como forma de, simbolicamente, espalhar a paz e a cura mentalizada pelos monges no mundo. Não tem como discordar: monges são humanos extremamente pacientes e sem apegos materiais!
Confira algumas imagens da criação de mandalas e a espetacular arte final:
The Drepung Gomang Tibetan Monks – Sacred Sand Mandala
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=Abcqd0dwxLs”]
Com muita paciência e paz, monges tibetanos encaram como fácil a receita para a felicidade, como nós já mostramos neste post (clique aqui para acessá-lo) sobre a TED Talk do monge Matthieu Ricard.
Publicidade
Passaram-se dez anos desde que Manu Chao lançou La Radiolina, seu último disco de estúdio, de 2007. O músico...
Quando se pensa em um relacionamento abusivo, o que costuma vir a cabeça são as situações extremas, de violência...
Desde 1994, Laura Spector and Chadwick Gray trabalham no "Museum Anatomy" onde pintam obras de museus em seus...
Quando foi convidado para pintar uma igreja de mais de mil anos no interior da Espanha, o artista Santi Moix relutou, e...
Os leitores do Hypeness já conhecem a TAG - o clube de assinatura de livros que envia para a casa dos seus associados,...
Quem sonha em ter um tempo longe de tudo para poder passar os dias somente assistindo um filme atrás do outro, pode...
Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre o artista e escritor suíço Rodolphe Töpffer. E você não é o único:...
Desde os primórdios, a natureza nos dá seus materiais e nós os transformamos. Este ciclo interminável acaba...
Famoso por ter Machu Picchu e a Montanha das Setes Cores como principais pontos turísticos, graças ao escultor...