Inovação

Óculos inovadores prometem revolucionar cirurgias de remoção células cancerígenas

por: Redação Hypeness

Células cancerígenas são difíceis de serem diferenciadas das demais a olho nu. Aliás, mesmo com as tecnologias hoje disponíveis, distingui-las não é tarefa fácil. Por causa disso, é comum que pacientes que retiram tumores por meio de procedimentos cirúrgicos precisem voltar à mesa de cirurgia para remover resquícios de tecido cancerígeno que não haviam sido identificados na primeira vez.

Pensando em facilitar a vida do cirurgião e causar menos dor e preocupação para o paciente, pesquisadores da Washington University School of Medicine, em St. Louis, nos EUA, criaram um método capaz de identificar em um tecido quais células são cancerígenas.

O procedimento é simples: o paciente recebe uma injeção contendo uma substância cujas moléculas se unem apenas às células cancerígenas. Ao usar um óculos especialmente projetado para isso, as células impregnadas com o material ganham tonalidade azul, ficando fácil distingui-las das demais.

A primeira cirurgia feita com a ajuda do óculos, que ainda não tem nome, aconteceu em abril deste ano e o teste foi um sucesso. A tecnologia ainda precisa de ajustes e será testada mais vezes. Se tudo der certo, em breve, pacientes com tumores terão mais chances de serem curados com uma única cirurgia certeira.

óculoscancer

óculoscancer3

óculoscancer5

Remoção de um linfoma

Método destaca células cancerígenas

Método destaca células cancerígenas

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fim de semana de 3 dias testado pela Microsoft Japão aumenta produtividade em 40%