Roteiro Hypeness

Nespresso Expertise Center: um paraíso em SP para quem curte café

por: Paulo Moura

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Sexta-feira é dia de mais uma edição do nosso novo quadro, o Roteiro Hypeness, que promete te levar pelos melhores lugares de São Paulo, com a inovação sempre presente. Depois das cervejas revolucionárias (relembre aqui), dedicamos o dia aos amantes da cafeína.

Você sabia que é possível encontrar até 900 aromas diferentes em uma única xícara de café? Que se Minas Gerais fosse um país, nenhum outro no mundo produziria mais café? Que existem variedades de café que harmonizam bem com queijo, frutas e até doces? Pois bem, essas foram apenas algumas das descobertas propiciadas pela visita que o Hypeness fez ao Nespresso Expertise Center, o único espaço conceito da marca nas Américas, localizado nos Jardins, em São Paulo.

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Pioneira na fabricação de cápsulas de café, a Nespresso é líder de um mercado que já movimenta cerca de US$ 12 bilhões no mundo. “Não vendemos apenas café, mas sim um estilo de vida baseado em uma experiência única de degustação de uma bebida premium”, diz a barista Telma Rodrigues, que trabalha no Nespresso Expertise Center, inaugurado em setembro do ano passado.

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O espaço conceito oferece aos visitantes uma viagem de redescoberta pelo universo do café, com tours guiados por profissionais especializados, além da oferta de cursos, workshops e palestras.

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Um dos destaques do ambiente é uma mesa interativa – a única do mundo – capaz de reconhecer as características de qualquer um dos 30 blends disponíveis atualmente pela marca em uma tela de 40 polegadas com resolução full HD. Como se pode ver no vídeo abaixo, é possível obter informações sobre a torra, o aroma, a intensidade, além de algumas sugestões de degustação:

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Já na entrada da loja, é possível perceber que ali se respira café, ao ser recepcionado por legítimos pés da espécie arábica. Depois de uma volta ao mundo, onde descobrimos, por exemplo, que ‘onde se produz café, não se produz uva’, é possível ver e sentir nas próprias mãos as diferenças dos grãos e a presença ou não de defeitos sensoriais.

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Confira outros dos ensinamentos da barista da casa:

Açúcar atrapalha o sabor?  “Um bom café dispensa naturalmente açúcar  e agrada o paladar – tanto é que aqui o único adoçante disponível é o açúcar de beterraba, o menos ‘invasivo'”

Quanto mais cafeína, mais intenso? “Não. De maneira alguma.  Uma ideia errada que muita gente tem é a de que mais intensidade significa mais cafeína. A intensidade tem a ver com o sabor que é dado pelo tipo de torra, pelo terroir, que pode ser mais fresco, ou ter maior acidez, por exemplo, e pelo blend”

O café colombiano é melhor que o brasileiro? “O marketing do café colombiano, representado pela figura mítica de Juan Valdez, se mostrou por muitos anos bem melhor que o nosso, mas estamos invertendo aos poucos esse jogo”.

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Como maior produtor mundial, com uma produção de 50 milhões de sacas/ano, o Brasil, como não poderia deixar de ser, ocupa posição de destaque na estratégia da Nespresso. E, nesse sentido, a marca vem trabalhando para desmistificar a bebida, muito associada aqui ao primeiro desjejum do dia e ao pós-refeição. Vale, inclusive, investir em algumas sugestões inusitadas de harmonizações, como essas abaixo indicadas com exclusividade para o Hypeness e que, segundo quem já provou, são dignas de nota:

fortissio e branco

Fortissio Lungo com chocolate branco, gera uma sensação de caramelização do chocolate;

dulsão e queijo branco

  Dulsão do Brasil com queijo branco, acentua a doçura do café;

bukeela e tangerina

 Bukeela ka Ethiopia com tangerina, a acidez e aroma da fruta potencializam as notas similares presentes no blend;

roma e pe de muleque

 Roma com pé-de-moleque, o roma tem notas muito suaves de caramelo e musk, então o próprio caramelo do doce  expande essa percepção no paladar

Para marcar uma visita monitorada ou conhecer a agenda de cursos e palestras do Nespresso Expertise Center, basta acessar aqui.

Crédito das Fotos: Rodrigo Albuquerque

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Paulo Moura
Jornalista paulistano que adotou o Rio de Janeiro como casa. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa e é sócio-diretor da Agência VIRTA. Apreciador de cerveja, comida ogra, mar e tudo aquilo que combina ou remete a ele.


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