Roteiro Hypeness

Perestroika, uma escola diferente de todas que você já conheceu

por: Paulo Moura

Sexta-feira é dia de mais uma edição do nosso novo quadro, o Roteiro Hypenessque promete te levar pelos melhores lugares de São Paulo, com a inovação sempre presente. Depois das cervejas revolucionárias e do paraíso dos amantes do café (relembre aqui e aqui), dedicamos o dia a um tema que nos diz muito.

As escolas que oferecem cursos de curta ou média duração encontram cada vez mais adeptos no país, seja para melhorar a performance no trabalho, ampliar o repertório intelectual ou mesmo mudar de rumo na vida. O Hypeness visitou nessa semana a Perestroika, um exemplo desse novo modelo de ensino que certamente vai lhe surpreender.

troik

“Toda aula aqui tem que ser um show. Precisa surpreender!”, afirma Fernanda Baffa, sócia diretora da unidade paulista da escola. Para tanto, todos os detalhes são pensados: a luminosidade da sala indicada para o tema a ser ensinado; as playlists de chegada, intervalo e de saída; os momentos de experimentação, que podem ser desde emular o ambiente de uma praia na sala de aula, com areia e tudo, até promover uma degustação de cachaça.

troika2

Os chamados curadores da escola cuidam de tudo, após fazer uma varredura na web dos interesses de cada aluno matriculado nos cursos e passar suas impressões para os professores, que podem ser o grafiteiro e artista de rua Nychos, o mestre de bateria Adamastor, o o chef de cozinha Rodrigo Oliveira, e por aí vai…

troika3

Os cursos são voltados para diferentes áreas, tais como empreendedorismo, comunicação, moda, arte de rua e gastronomia, além de alguns mais inusitados, como poker profissional, skate para mulheres e escola de mães. No ano passado, foram mais de mil alunos matriculados só em São Paulo.

troika4

Enquanto acompanhamos o professor Emicida em uma das aulas do curso Yakuza, voltado especificamente para criatividade, conversamos com Fernanda Baffa sobre conhecimento e aprendizado. Confira alguns trechos do papo:

Qual seria a metodologia de vocês? “Basicamente, são três passos: sintetizar o conteúdo, transformá-lo numa metáfora e, em seguida, criar uma experiência que ajude a fixar essa metáfora”.

troik5a

Cerveja na aula pode? “Claro. Por que não?! Não queremos que as pessoas se sintam reprimidas aqui dentro. Se quiserem, podem beber uma cerveja e trocar uma ideia. Partimos do princípio que as pessoas pagam para estar aqui, optam por estar aqui e, sobretudo, querem aprender e se divertir”.

troika6

Por que a opção por profissionais do mercado como docentes? “Acreditamos no valor da prática, da experiência. Nosso lema é ‘vai lá e faz’ e, nesse sentido, nada melhor do que aprender com quem já fez.

Qual o perfil do público de vocês? “É o cara insatisfeito por natureza, o incomodado. Tem engenheiro, arquiteto, economista, publicitário, jornalista, enfim, são pessoas que querem vivenciar a experiência do conhecimento que adquirem e não simplesmente ingerir teoria”.

troika7

Como você vê hoje a equação trabalho/prazer?  “Saímos da era dos workaholics para a era dos worklovers. As pessoas querem trabalhar com o que gostam e, como muitas vezes não encontram isso nas empresas, resolvem empreender. Foi assim, inclusive, que nasceu a própria Perestroika”.

Para atestar que a teoria lá vai muito além da prática, vale conhecer algumas ideias que saíram dos cursos diretamente para o mercado:

troika8

Vandal – Marca de camisetas com viés colaborativo;

Steal the Look – Plataforma de tendências de moda que permite buscar e comprar online peças de roupa ou mesmo um look completo;

Somos 55 – Empresa especializada no design de produtos baseados em tyvek, um “tecido de papel” fino, impermeável, resistente e, principalmente, sustentável.

Kind – Consultoria de experiências focada no público feminino.

Life’s Highlights – Curta metragem escrito por Carol Dientmann e dirigido por Marco Carvalho em Hollywood.

Além da unidade em São Paulo, a escola tem a sede em Porto Alegre e filiais em Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Para mais informações, clique aqui.

Crédito das Fotos: Rodrigo Albuquerque

Publicidade


Paulo Moura
Jornalista paulistano que adotou o Rio de Janeiro como casa. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa e é sócio-diretor da Agência VIRTA. Apreciador de cerveja, comida ogra, mar e tudo aquilo que combina ou remete a ele.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Piloto Lewis Hamilton cria a Neat Burger, rede de fast food 100% vegana