Seleção Hypeness

Seleção Hypeness: 13 salas de cinema pra você visitar antes de morrer

por: Paulo Moura

Publicidade Anuncie

Todo mundo sabe que ir ao cinema vai além de assistir a um filme. Isso você faz em casa, na televisão ou no computador. Quando alguém se coloca diante do telão, a ideia é emergir num mundo novo e ser absorvido por ele. A nossa Seleção Hypeness da semana é sobre isso mesmo.

Como assistir a um filme não é “simplesmente assistir a um filme” e o que está ao nosso redor conta – e muito, seja pela tradição, tematização, decoração, pelo conforto ou simplesmente pelos equipamentos de ponta, as salas de cinema aqui descritas valem a visita um dia, independente até mesmo do filme em cartaz.

Vem conferir:

1) Rooftop Cinema, Melbourne, Austrália

rooftopcinema

Sete andares acima do nível da rua, encontra-se o Rooftop Cinema. Com uma vista incrível da cidade, imagine assistir o novo “Homem Aranha” lá de cima? O terraço ainda abriga um bar e as cadeiras para o público são de praia.

2) Cinespia, Los Angeles, Estados Unidos

cinema_2

Organiza exibições de filmes clássicos nos arredores de Los Angeles – e o lugar que mais frequentemente é palco dessas mostras é o cemitério Hollywood Forever. Você senta a alguns metros do túmulo de Jayne Mansfield, Fay Wray, Tyrone Power, John Huston, Rudolph Valentino e muitos outros, assistindo a seus filmes projetados no muro do Mausoléu da Catedral. A próxima exibição acontece em maio é o filme é Férias Frustradas, com o impagável Chevy Chase.

3) Cine Thisio – Atenas, Grécia

cinema_3

Durante o verão, Atenas tem várias sessões de cinema ao ar livre, mas nenhuma é tão grandiosa quanto o Cine Thisio. De sua cadeira ,além da tela, você ainda consegue vislumbrar a Acrópole e o Partenon.

4) Raj Mandir Theatre – Jaipur, Índia

cinema_4

Quer entrar no clima de Bollywood? Então você tem que visitar o Raj Mandir Theatre, em Jaipur. Prepare-se para ouvir o hino nacional indiano antes do início do filme e aplaudir o herói do longa toda vez que ele aparece na tela. O cinema, com 1.200 assentos, foi inaugurado em 1976 e uma visita a ele certamente será uma experiência inesquecível.

5) McMenamin’s – Portland, Estados Unidos

Publicidade

cinema_5

Se você acha o máximo essas salas de cinema de shoppings que servem vinho e aperitivos durante a seção, precisa conhecer o McMenamin’s,  rede de movie brew pubs de PortlandSão lugares onde você assiste aos últimos lançamentos do cinema em poltronas e sofás com jeitinho caseiro e degustando as deliciosas cervejas locais. E tem mais: em algumas noites, o filme já emenda em um show no palco em frente à telona!

6) Avoca Beach Theatre – Sidney, Austrália

cinema_6

Localizado em um subúrbio da Austrália Central Coast, essa sala de cinema construída em 1951 se parece mais com um bar de praia. Na tela, clássicos do cinema, seguidos necessariamente de animados bate-papos sobre no lindo terraço ao ar livre.

7) Red Rocks Park and Amphitheatre – Denver, Estados Unidos

cinema_7

Conhecido como o Jardim dos Anjos, eis um belíssimo anfiteatro ao ar livre, situado entre rochas e arbustos. Além de grandes concertos musicais,  durante os meses de verão o lugar oferece a oportunidade única de assistir clássicos do cinema debaixo das estrelas.

8) Cinémathèque Française – Paris, França

cinema_8

Um lugar essencial para os cinéfilos visitarem quando estiverem em Paris. Com quatro salas de projeção, possui um dos maiores arquivos de filmes, documentários e objetos relacionados ao cinema do mundo.

9) Matadero Cinema – Madri, Espanha

cinema_9

Antigo matadouro transformado em uma espécie de cidade cultural, possui duas salas de cinema decoradas com aço retorcido e mangueiras de irrigação industrial, que filtram a iluminação LED para dar o efeito dramático.

10) Electric Cinema – Londres, Inglaterra

cinema_10

Imagine-se assistindo a um filme em uma cama. Imaginou? Agora transfira a imagem da cama para uma sala de cinema. É isso mesmo, em Londres o Electric Cinema disponibiliza camas para os frequentadores, sem contar o ambiente charmosíssimo em pleno bairro de Notting Hill.

11) Kino Pionier – Szczecin, Polônia

cinema_11

Oficialmente o cinema mais antigo do mundo em funcionamento, o Kino começou suas atividades em 1909. Desde então, funcionou ininterruptamente – sobrevivendo a duas Guerras Mundiais – até 2002, quando fechou rapidamente para uma repaginada.

12) Castro Theatre – San Francisco, Estados Unidos

cinema_12

Inaugurado em 1922, o Castro Theatre é um dos últimos vestígios de quando os espaços de cinema eram considerados “palácios de cinema”. O cinema dispõe de 1.407 lugares e preserva ainda a fachada barroca colonial.

13) La Geode – Paris, França

cinema_13

cinema_14

Situada dentro do Parque de la Villette, trata-se de uma esfera perfeita inaugurada em 1986. A sala de projeção é hemisférica com 400 poltronas inclinadas e uma tela gigante de 1.000 m2.

E você, que salas de cinema colocaria na lista? Deixe sua sugestão nos comentários!

Os amantes de mar se apaixonariam pelo cinema flutuante de que falamos há dias aqui.

faixa-selecao-hypeness

Publicidade Anuncie


Paulo Moura
Jornalista paulistano que adotou o Rio de Janeiro como casa. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa e é sócio-diretor da Agência VIRTA. Apreciador de cerveja, comida ogra, mar e tudo aquilo que combina ou remete a ele.


X
Próxima notícia Hypeness:
‘Chico Pinheiro já nasceu assim’: Bocardi entra na onda e mostra repórteres como bebês