Inovação

Conheça a incrível história do baterista que perdeu um braço mas encontrou uma forma de continuar tocando

por: Redação Hypeness

A vida é uma caixinha de surpresas e entre os altos e baixos sempre há alguma maneira de dar a volta por cima. É o caso do baterista Jason Barnes, que após sofrer um acidente, teve seu antebraço direito amputado. Mas nem por isso ele deixou de lado o seu instrumento de sonho e, com a ajuda da tecnologia, conseguiu se manter ativo na música.

O Georgia Institute of Technology desenvolveu, especialmente para ele, com design de Gil Weinberg, uma prótese robótica, que funciona através da força exercida sob seu bíceps, que controla, através de sinais elétricos enviados para o mecanismo da prótese, a firmeza e velocidade de sua baqueta, fazendo com que ele consiga seguir com sua paixão de uma maneira inusitada.

Além disso, uma terceira baqueta foi adicionada para simular outros estilos, além do dele, possibilitando que Jason toque ainda mais rápido do que antes. Por ser a primeira prótese a ser acionada no cérebro, ainda existe muito para se desenvolver, mas já é possível analisar o resultado da experiência ao assistir a primeira apresentação pública que Jason fez no Atlanta Science Festival, em março deste ano. Vale a pena apertar o play:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=8DjnAIJfOtM&hd=1″]

jason4

jason7

jason3

jason6

Fotos: wabe.org, directindustry, veooz, idtech

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Esta estação de rádio no Arkansas é totalmente movida a energia solar