Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O mundo é injusto – tire proveito disso. Pelo menos é o que sugere um controverso comercial da Forbes feito pela Y&R da República Tcheca. A ideia era descobrir como o tipo de roupa (e a aparência) que uma pessoa usa influencia os acontecimentos em situações de emergência.
Para isso foi contratado um ator, que simulou um mal estar em meio a uma das mais famosas praças de Praga, capital do país. A experiência foi gravada e mostra a cena em duas versões: em uma delas o ator usava roupa comum, enquanto na segunda estava de terno e gravata.
Quer ver a diferença nas reações das pessoas? Então aperte o play e se surpreenda – ou não (caso o seu tcheco não esteja nos melhores dias, pode ativar as legendas em inglês):
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=UMPyB3n7cLc”]
A reação das pessoas ao ver o homem com roupas comuns cair ao chão é de pura indiferença. O ator demorou 8 minutos para ser abordado e até mesmo o policial que o ajudou ficou em dúvida sobre o que iria fazer. No segundo caso, 15 segundos foram mais que suficientes para mobilizar as pessoas que estavam por perto. Observe: assim que a primeira pessoa vai ao encontro do homem no chão, diversas outras se mobilizam.
De acordo com o Dr. Martin Pastrnak, psicólogo que participa do vídeo, o fenômeno é chamado de “difusão de responsabilidade“. Isso acontece quando a pessoa se sente na necessidade de ajudar, mas por algum motivo espera que o outro o faça. No vídeo, não é explicado o porque da roupa ser um diferencial, mas o fato é enfatizado. “A vida não é justa. Tenha uma vantagem injusta. Forbes”, diz a mensagem que encerra o vídeo.
Publicidade
A jornalista ucraniana Marichka Padalko passou um perrengue ao vivo na televisão: enquanto apresentava um jornal do...
Zack Whittaker, um jornalista britânico especializado em segurança cibernética que vive em Nova York, nos Estados...
As sobremesas do McDonald’s são motivos para conversas intermináveis. Na verdade, este setor do cardápio abre...
Feito pela McCann İstanbul o flipbook no Facebook para Amarok é composto por 200 imagens sequênciais. Para...
Que ninguém vai sair igual da quarentena do coronavírus a gente já sabe. Mas alguns vão sair mais diferentes do que...
Com o fim do ano, vários vídeos de retrospectiva surgem por aí. Afinal, embora o ano "tenha passado rápido" –...
Ficar famoso em Hollywood é um dos objetivos de muitos atores por aí. Mas a fama e todas as suas benesses não são...
Você gosta de desafios? Então que tal experimentar um quebra-cabeça de duas mil peças TOTALMENTE em branco? Essa...
Para conter a pandemia de coronavírus no Brasil e no mundo, uma das principais recomendações do Ministério da...