Arte

Conheça o artista de rua brasileiro que usa o graffiti para protestar contra os problemas do país

por: Redação Hypeness

A crítica vem em forma de tinta que ganha contornos nos muros e paredes da capital São Paulo. No dia a dia, ela pode até passar despercebida, mas basta que o olhar pouse no grafitti para que o “tapa na cara” seja dado. Pelo menos essa é a intenção do artista de rua Paulo Ito, que na semana passada teve uma de suas obras compartilhada em toda a internet.

No portão de uma escola no bairro Pompéia, em São Paulo, um garoto negro chora ao constatar que em seu prato há apenas uma bola de futebol – alô, Fifa, esse tapa foi pra você. A foto do graffiti se espalhou rapidamente e ganhou capa de vários veículos internacionais. Mas essa não é a única crítica que Paulo Ito transforma em arte. Nas paredes da capital, dezenas de desenhos recheados de protesto atentam para a miséria, para a violência contra a mulher e para situações do dia a dia da periferia.

Paulo Ito, que assim como boa parte dos artistas de rua, prefere os muros ao cárcere de um museu, usa a tinta como meio para propagar suas reflexões e revoltas, utilizando a figura de pessoas e, muitas vezes, criando diálogos e frases que enriquecem ainda mais a reflexão. No lugar de paredes cinzas, um cutucão para pensar sobre a vida, a sociedade e tudo mais.

Veja algumas das obras de Paulo Ito que estão espalhadas por São Paulo:

Arte de rua de Paulo Ito

PauloIto1

Arte de rua de Paulo Ito

Arte de rua de Paulo Ito

PauloIto4

Arte de rua de Paulo Ito

Arte de rua de Paulo Ito

Arte de rua de Paulo Ito

Arte de rua de Paulo Ito

Arte de rua de Paulo Ito

PauloIto2

Arte de rua de Paulo Ito

Arte de rua de Paulo Ito

Arte de rua de Paulo Ito

PauloIto3

Arte de rua de Paulo Ito

Arte de rua de Paulo Ito

Arte de rua de Paulo Ito

Arte de rua de Paulo Ito

Arte de rua de Paulo Ito

Arte de rua de Paulo Ito

Arte de rua de Paulo Ito

Arte de rua de Paulo Ito

Todas as fotos © Paulo Ito

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Dial a Poem: o maravilhoso ‘disque poesia underground’ que funcionou nos anos 1960