Seleção Hypeness

Seleção Hypeness: 11 fábricas abertas ao público que oferecem tours guiados imperdíveis

por: Paulo Moura

Publicidade Anuncie

Algumas marcas como Harley e Heineken se tornaram praticamente sinônimos de seus mercados de atuação justamente por envolverem a mente e, muitas vezes, a alma de seus consumidores em torno de sentimentos e ideais como juventude, modernidade e liberdade. Fazer uma visita guiada às suas instalações é a chance de entender melhor como elas se tornaram o que são hoje e procurar tirar lições para as nossas vidas. Esse é o desafio da Seleção Hypeness de hoje.

Infelizmente, são poucas as companhias que abrem os bastidores de suas operações para o público em geral. Contudo, as marcas listadas abaixo, não apenas se mostram por dentro, como procuram criar experiências incríveis de imersão. Vale a pena inseri-las nos seus próximos roteiros de viagem!

1) Fábrica da Boeing – Everett, Estados Unidos

fabricahype1

O prédio onde são produzidas todas as variantes das aeronaves 747, 767, 777 e 787 Dreamliner, está localizado a cerca de 50 km de Seattle. Com 13,3 milhões de metros cúbicos, é o maior edifício do mundo em volume e um deleite para os amantes da aviação: conduzidos por um guia, os visitantes caminham por passarelas sobre as linhas de montagem dos aviões e observam, lá embaixo, quase 40 mil funcionários trabalhando sobre fuselagens, turbinas, caudas, asas, winglets, sistemas elétricos e hidráulicos e trens de pouso. A visita dura cerca de 90 minutos e os ingressos podem ser adquiridos por aqui.

2) Destilaria da Jack Daniel’s – Lynchburg, Tennessee, Estados Unidos

fabricahype2

É possível fazer uma visita guiada, com duração de 1 hora e 15 minutos aproximadamente, para conhecer a história da marca através de um completo museu (chamado de Visitor Center), as principais dependências da destilaria, o processo de fabricação do badalado whisky, além, é claro, de poder comprar lembranças em uma loja fantástica, onde é possível encontrar uma centena de produtos. A visita termina no White Rabbit Saloon, um espaço que foi reconstruído para simular o bar do qual o próprio Jack foi um dia proprietário em Lynchburg. Mais informações aqui.

3) Fábrica da Jelly Belly – Fairfield, Estados Unidos

fabricahype3

A  fábrica oferece visitas guiadas gratuitas aos bastidores da linha de produção das famosas balinhas. Os visitantes acompanham de trenzinho a produção de cerca de 50 sabores diferentes – inclusive alguns inusitados como ponche de frutas, pipoca com manteiga, cerveja, torta de abóbora, Bloody Mary e Daiquiri – podendo sentir o aroma e provar cada um deles, se assim o desejarem. Ao final da visita de cerca de 40 minutos, é entregue um diploma de Beanology (algo como especialista em Jelly Belly) e um cartão de desconto para ser utilizado na loja de souvenirs da marca. Mais informações aqui.

4) Fábrica da Tabasco – Avery Island, Estados Unidos

fabricahype4

Localizada em uma pequena ilha no sul do estado da Louisiana, a fábrica processa 100 milhões de garrafas de molho de pimenta anualmente. A visita guiada mostra todo o processo de produção aos visitantes – a pimenta macerada é fermentada e envelhecida durante três anos em barris de carvalho, como se fosse um vinho! Ao final do tour, depois de saborear um sorvete de tabasco, vale dar uma passeada no Avery Island Jungle Gardens, lar de jacarés e tigres mantido pela família McIlhenny. Saiba mais aqui.

5) Sede mundial da Volkswagen – Wolfsburg, Alemanha

fabricahype5

Na Autostadt, cidade do automóvel, pode-se aprender tudo sobre a história do automóvel e seu processo de produção. A visita passa pelas duas quase inacreditáveis torres de estoque; pavilhões de cada marca do grupo (Audi, Bentley, Lamborghini, Skoda e Seat); o museu chamado ZeitHaus, que conta a história do carro; e o KonzernForum (Fórum do Grupo), onde estão localizados a recepção, o parque infantil, lojas e restaurantes. É possível ainda fazer um test-drive em uma pista de treino que imita todo tipo de terreno. A visita dura cerca de duas horas e custa aproximadamente € 11,00. Saiba mais aqui.

6) Fábrica da Riedel – Kufstein, Áustria

fabricahype6

As taças da Riedel são vistas por enólogos como as mais perfeitas do  mundo para apreciar as boas safras de vinhos. Além de conhecer todo o processo de fabricação, a visita guiada oferece ainda uma degustação cujo propósito é entender como o formato de cada taça é desenhado para direcionar o fluxo do líquido para a zona correta da língua, a “zona do paladar”, assegurando uma prova perfeitamente balanceada para os apreciadores de vinho. Mais informações aqui.

7) Heineken Experience – Amsterdam, Holanda

fabricahype7

Ao longo de 90 minutos de passeio é possível literalmente “mergulhar” no universo da cerveja holandesa, até porque, em um determinado momento o visitante é “engarrafado” por meio de um vídeo, onde gotículas reais de cerveja e o balanço das garrafas explicam todas as etapas de produção. O visitante pode tirar foto com diferentes imagens da marca, mexer na panela onde estão os primeiros ingredientes que depois irão virar cerveja, sentir o odor de dois dos três tipos de grãos que estão nessa mistura e, é claro, beber um copinho. O final da visita termina em um ambiente onde acontece uma degustação daquela cerveja que acabou de ser engarrafada e produzida. Compre seus ingressos aqui.

8) Museu Harley-Davidson – Milwaukee, Estados Unidos

fabricahype8

São 12 mil m² divididos por três prédios de tijolos pretos, aço galvanizado e vidro, com um arquivo impressionante da história da marca.  Estão expostas aproximadamente 450 clássicas motocicletas fabricadas pela empresa. Entre elas, a Serial Number One, uma espécie de protótipo com pedal e um pequeno motor, construído pelos fundadores da empresa, e a KH vermelha e branca 1956 de Elvis Presley, comprada alguns meses antes de estourar com a música “Heartbreak Hotel”. Há ainda fotos, vídeos, roupas, documentos raros e outros artefatos, além da exibição dos componentes desmontados. Saiba mais aqui.

9) O Mundo do Chocolate da Hershey’s  – Hershey, Pensilvânia, Estados Unidos

fabricahype9

Carrinhos elétricos, no melhor estilo dos parques de diversões, levam os visitantes para uma viagem ao universo do chocolate. Dividido em 5 exposições, o museu conta a história desde a origem do cacau – importado de muitos países, inclusive do Brasil – passando pelas inovações e a criatividade de Milton Hershey que revolucionaram a produção do chocolate até as novidades das mais modernas linhas de produção da empresa. É possível também participar de atividades no Chocolate Lab, onde o visitante tem a oportunidade de experimentar chocolates feitos com cacau de diferentes procedências do planeta, bem como fazer barras de chocolate exclusivas com condimentos como pimenta, canela, cacau moído, entre outros ingredientes. Mais informações aqui.

10) Fábrica de Sorvetes Ben & Jerry’s – Waterbury, Connecticut, Estados Unidos

fabricahype10

Além de ser apresentado a todo o processo de fabricação do tradicional sorvete americano, o visitante conhece a FlavoRoom (quarto dos sabores), onde são distribuídas amostras grátis dos mais variados sabores da marca, e o curioso cemitério de sabores, onde lápides estão colocadas em um bem cuidado gramado mostrando os sabores que não são mais fabricados pela marca – para cada sabor, é explicado por que o produto não vingou. Mais informações aqui.

11) Fábrica de Biscoitos da Sorte – Oakland, Estados Unidos

fabricahype11

Ao contrário do que se possa imaginar, as maiores fábricas de biscoitos da sorte do mundo encontram-se nos Estados Unidos, e não na China. Uma delas, a Fortune Cookie Factory fabrica 100 mil por dia e tem mais de 5 mil frases inspiradoras arquivadas para ‘recheá-los’. O tour leva cerca de uma hora e é possível acompanhar todo o processo de produção, desde a injeção da massa, semelhante a uma mistura para panquecas, em uma máquia que a separa em pequenos pastéis redondos, até os biscoitos saírem do forno quente, ainda flexíveis, para que as frases sejam inseridas neles. O passeio custa US$ 1 e o visitante recebe um saco de biscoitos da sorte na saída. Saiba mais aqui.

faixa-selecao-hypeness

Publicidade Anuncie


Paulo Moura
Jornalista paulistano que adotou o Rio de Janeiro como casa. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa e é sócio-diretor da Agência VIRTA. Apreciador de cerveja, comida ogra, mar e tudo aquilo que combina ou remete a ele.


X
Próxima notícia Hypeness:
Startups criadas por mulheres recebem menos investimento e geram mais receita, aponta estudo