Design

Inovação da natureza: na falta de galhos, corvos constroem incríveis ninhos feitos de cabides

por: Vicente Carvalho

A natureza é fabulosa e sempre encontra diferentes formas de se adaptar ao terror que o homem faz com ela. Vejamos o caso da cidade de Tóquio, que atualmente tem pouquíssimas árvores pela cidade, causando um grande desequilíbrio para animais que precisam diretamente delas: as aves.

Mas uma dessas aves se mostrou extremamente inteligente e adaptável – trata-se do famigerado corvo, que ganhou má fama graças aos filmes, mas que é um dos animais mais inteligentes do planeta, tanto quanto o golfinho ou o chimpanzé. Os corvos são artesãos extremamente hábeis, possuem visão super aguçada, memória capaz de reconhecer rostos e lugares e são capazes de entortar arames para usá-los como “pegador” de alimentos difíceis de alcançar, além de conseguirem memorizar o horário que o caminhão de lixo passa para que eles façam a festa com o “banquete”.

Mas e os cabides? Bom, se não tem árvore suficiente em Tóquio, os corvos então começaram a roubar cabides das casas (causando inclusive uma confusão nos lares, pois todos começaram a se acusar de roubo) e fizeram uma adaptação engenhosa na construção dos seus ninhos, usando cabides para fazer a maior parte da sustentação.

Vejam só essa incrível inovação animal:

crow-nest-hanger-12

Crédito da foto: Goetz Kluge

crow-nest-hanger-26

Crédito da foto: Brian Kennedy

crow-nest-hanger-42

Crédito da foto: www.pbs.org

crow-nest-hanger-62

Crédito da foto: Present Simple

crow-nest-hanger-82

Crédito da foto: Present Simple

crow-nest-hanger-92

 

Crédito da foto: Present Simple

80schoolnest1

Crédito da foto: Present Simple

Detalhe: Em Fukuoka, a situação é ainda pior, pois o número de árvores é menor e os corvos constroem seus ninhos em postes da rede elétrica, o que tem como consequência curtos circuitos perigosos, forçando a polícia a fazer rondas para “patrulhar” as aves e impedir que novos acidentes aconteçam. É a natureza mostrando sua força em qualquer lugar desse mundão.

Publicidade


Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.


X
Próxima notícia Hypeness:
Esses brinquedos sexuais com rostos felizes são tão lindos que mais parecem objetos de decoração