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Sexta-feira é dia de mais uma edição do nosso novo quadro, o Roteiro Hypeness, que promete te levar pelos melhores lugares de São Paulo, com a inovação sempre presente. Depois das cervejas revolucionárias, do paraíso dos amantes do café e de uma escola totalmente diferente das que você conhece (relembre aqui, aqui e aqui), dedicamos o dia a uma loja que é, afinal, muito mais do que isso.
Agora que os moradores dos grandes centros urbanos, superocupados, podem fazer compras online e receber a entrega em um ou dois dias, qual é a motivação para ir até uma loja? A resposta é uma só: experiência. É justamente essa a sensação propiciada ao visitarmos uma antiga mansão tombada no Jardim Europa, em São Paulo, que abriga a primeira flagship store, da marca escandinava Electrolux.
Seu último grande lançamento, a Mini Silent, primeira lavadora de parede do mundo, é o grande destaque das vitrines da fachada da casa conceito, toda iluminada com luzes de LED branco. Daí por diante, o que se vê no interior da loja, repleto de paredes espelhadas, é um showroom de belas amostras do que podemos chamar de design funcional, ou seja, produtos bonitos e ‘com conteúdo.’
Entre os exemplos de inovação lançados recentemente pela companhia no país, estão o refrigerador que vem com um aplicativo de programa nutricional embarcado; uma lavadora de roupas capaz de poupar e acumular até 15 litros de água para serem utilizados na próxima lavagem; e o fogão com dois fornos, um elétrico e um à gás, que permitem, por exemplo, o preparo simultâneo de um pernil assado para quem curte uma gordurinha e um suflê de legumes ao forno para os mais contidos.
Além do showroom no andar térreo, o espaço abriga uma área social, com cozinha gourmet e teto skylight, para receber eventos e ações de relacionamento com consumidores, varejistas e formadores de opinião. Já passaram por lá eventos dos Irmãos Campana, Ricardo Almeida, Joan Roca, Sergio Rodrigues, Snarkitcture, entre outros. No mês de junho, a casa patrocinará o lançamento do livro Seleção Brasileira de Gastronomia, da editora Boccato, que reúne 22 chefs de cozinha – cada um utilizando um ingrediente brasileiro para sua receita.
A Electrolux conta com um Centro de Design e um Laboratório de Usabilidade em Curitiba, no Paraná, o que lhe dá autonomia para desenvolver por aqui eletrodomésticos exclusivos – como os citados no início desse post. O foco é se adequar às necessidades locais que, diga-se de passagem, são sugeridas pelos próprios consumidores. “Consultamos mais de 6 mil consumidores por ano e não lançamos nenhum produto sem que ele tenha obtido ao menos 70% de aprovação”, afirma a brand manager Juliane Mussarelli, que nos recepcionou em nossa visita. Eis as principais passagens da entrevista que fizemos com ela:
– Como se diferenciar em um mercado repleto de concorrentes como é o de eletrodomésticos?
“Ter como estratégia principal os momentos que você quer propiciar ao consumidor e fazer com que seus produtos atuem nesse sentido, sejam quais forem. Os produtos vistos isoladamente não fazem mais a menor diferença”
– O que você acha que motiva as pessoas a saírem do conforto de casa e virem até aqui?
“Acredito que é a experiência, ou seja, ambientamos os eletrodomésticos para que o consumidor tenha a real sensação do que seria tê-los em sua casa. Eles podem ver, tocar, testar, sentir, e tudo dentro do contexto real de uma casa. Não dá para ter toda essa dimensão pela Internet”
– Quais são as características do brasileiro que vocês levam em conta no desenvolvimento dos produtos?
“A flexibilidade é preponderante, ou seja, o brasileiro quer usar o produto ao seu jeito. Uma geladeira, por exemplo, tem que ter prateleiras e porta-objetos que possam ser facilmente mudados de lugar de acordo com o perfil gastronômico da família. Outra característica importante é o interesse em acompanhar o processo, seja a preparação de um alimento ou mesmo a secagem de uma roupa, por isso fazemos bastante uso de visores transparentes e displays inteligentes”
– Você percebe alguma mudança no perfil do consumidor de eletrodomésticos?
“Há um grande interesse dos homens em relação à gastronomia, o que tem elevado a procura por produtos com alta tecnologia, que tragam mais praticidade. Poderia, inclusive, afirmar que eles já representam mais de 45% dos visitantes da Casa Electrolux, atualmente.”
Electrolux Design Lab
Presente em mais de 400 milhões de lares em quase todos os países do mundo, a Electrolux foi pioneira em vários segmentos de produtos ao longo de seus quase 100 anos de história. É dela a patente do primeiro aspirador de pó realmente voltado para uso doméstico, o primeiro refrigerador com tela plana na porta e conexão para internet sem fio, as lavadoras de roupas com visores digitais, e por aí vai… Parte desse portfolio é abastecido anualmente pelo concurso de inovação Design Lab, que já demos aqui no Hypeness, e que chega nesse mês à sua etapa final, com o tema ‘criação de casas saudáveis’.
Dos 100 projetos escolhidos entre os 1700 participantes do mundo inteiro, cinco são oriundos de universidades brasileiras. Confira:
Atom – Tiago Silva – Pontifícia Universidade Católica Do Paraná (PUCPR) – Produto que limpa tecidos sem esforço, através de cápsulas flutuantes que emitem raios ultravioleta, desintegram sujeira e eliminam odores.
Cosmos – Carl Kawasaki – UEL – Baseado na tecnologia de teletransporte, Cosmos torna possível materializar um utensílio de cozinha de acordo com a necessidade do consumidor.
Feasy – Haline de Oliveira Pinto – UFRJ – Uma plataforma interativa que centraliza e organiza alimentos em módulos, respeitando a temperatura ideal e umidade de cada item.
Orbis – Guilherme Lopes Pedro – UNESP – Um purificador de ar que se move de maneira parecida com o sistema planetário. Flutuando no espaço, o produto promete limpar e condicionar o ar com eficiência.
Unique – Luisa Yatsu – Faculdade De Arquitetura E Urbanismo (USP) – Uma área de trabalho para cozinhar, composta por uma superfície em dois planos, na qual através do uso de recursos como tela sensível ao toque e sensor de movimento, o usuário pode escolher os melhores ingredientes, fazer as melhores combinações e controlar a temperatura.
O público pode influenciar a competição através do voto para a sua ideia favorita até o dia 16 de maio. Basta acessar esse link.
Crédito das Fotos: Rodrigo Albuquerque
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