Roteiro Hypeness

Conheça o incrível centro de experimentação artística da Red Bull em São Paulo

por: Paulo Moura

No Roteiro Hypeness dessa semana, falamos de arte. E de uma marca bem conhecida. O prédio de uma antiga estação de energia tombado como patrimônio histórico no centro de São Paulo abriga desde o final do ano passado o Red Bull Station, o primeiro centro de experimentação artística da marca no mundo.

Criada em 1987 pelo austríaco Dietrich Mateschitz, a marca de energético é um dos maiores cases mundiais do conceito de comunicação por atitude, dando literalmente ‘asas’ a projetos desafiadores notáveis nos campos esportivo e cultural.

De uma bebida associada a baladas, a Red Bull conseguiu ressignificar sua percepção de mercado apoiando pessoas e projetos predestinados a extrapolar limites, cujo caso mais notável foi o de Stratos, em 2012, no qual o paraquedista e base jumperFelix Baumgartner realizou o mais alto salto da história, a partir da estratosfera sobre o Novo México e, consequentemente, se tornou o primeiro humano a superar a velocidade do som sem ajuda mecânica.

RedBull1

RedBull2

Seguindo a premissa de valorizar propostas com inovação em seu DNA, o Red Bull Station tem como foco o incentivo a artistas em formação de todo o país, viabilizando projetos experimentais em artes plásticas e música, além de oferecer ao público a oportunidade de acompanhar in loco todo o processo de produção.

RedBull3

RedBull4

RedBull5

O espaço abriga o primeiro Red Bull Studio do país – a marca tem outros nove no mundo -, seis ateliês de residência artística, três espaços expositivos, um terraço com uma vista incrível do centro de São Paulo e uma charmosa cafeteria.

RedBull6

RedBull7

Escolhidos por meio de edital, os artistas tem dez semanas no espaço para produzir suas obras, sempre sob a supervisão de um curador. Além de uma ajuda de custo, tem acesso a palestras e workshops para incrementar seu repertório. Ao término da residência, as obras criadas ficam expostas para visitação.

RedBull8

RedBull9

A programação do Red Bull Station reserva para o mês de junho, além da oitava turma de residência, um workshop sobre técnicas de produção musical, dentro do projeto Som Expandido. Para julho, vale conferir o workshop do VJ Fernando Velasquez sobre projeção mapeada. A entrada é franca, mas é preciso se inscrever antes pelo site, já que as vagas são limitadas.

Crédito das Fotos: Rodrigo Albuquerque

Publicidade


Paulo Moura
Jornalista paulistano que adotou o Rio de Janeiro como casa. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa e é sócio-diretor da Agência VIRTA. Apreciador de cerveja, comida ogra, mar e tudo aquilo que combina ou remete a ele.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Matrix 4’ é confirmado com elenco original; Morpheus é dúvida