Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
No Roteiro Hypeness dessa semana, fomos até a Fazenda Rio Grande, no estado do Paraná, conhecer a primeira fábrica do país a receber a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), fornecida pelo Green Building Council Brasil. A fábrica verde da Leão, líder no mercado de chás, e hoje uma empresa pertencente ao Grupo Coca-Cola, é um modelo a ser seguido de inovação baseada nos conceitos mais modernos de sustentabilidade.
Nossa conversa começou em uma sala onde um dispositivo sobre a mesa de cara chamou a atenção. “É um medidor portátil do nível de monóxido de carbono (CO2). Quando a umidade ou a temperatura ultrapassam um limite pré-definido, ele apita e indica a necessidade de maior ventilação”, contou o gerente de sustentabilidade da Leão, Fabiano Rangel.
Presente em todas as salas de reunião – que tem nome e cheiro de plantas, como hortelã e camomila –, eis apenas um pequeno exemplo de como tudo na fábrica foi meticulosamente planejado para não apenas respeitar o meio ambiente, mas tirar proveito das condições naturais existentes para aumentar a eficiência produtiva.
Confira:
– O desenho arquitetônico da fábrica privilegia o transporte por força mecânica e não elétrica;
– O maior telhado verde da América Latina, com 2700 m2, funciona como um isolante térmico natural e como purificador de ar;
– A captura da água de chuva garante uma economia de 36% no consumo mensal, o que seria equivalente a produzir 1.000.000 copos de chá matte 300ml/mês;
– Painéis solares e telhas translúcidas garantem uma economia mensal de 33.000kw/h, o que seria suficiente para iluminar 100 casas com 4 pessoas/mês;
– Toda a tinta usada na pintura dos ambientes é à base de terra, o que minimiza a emissão de voláteis.
No terreno de 80 mil metros quadrados, com apenas 18.250 deles de área construída, 448 funcionários trabalham em três turnos para produzir 12 milhões de kg de chás Matte Leão, uma das marcas de bebida não alcoólica mais tradicionais do país.
A história da marca sempre foi marcada por inovação. Em 1938, percebendo o hábito das pessoas de acrescentarem uma brasa quente ao mate, lançou no mercado brasileiro o primeiro chá de erva mate que já vinha tostado; em 1950, no escaldante calor do Rio de Janeiro, lançou o primeiro mate pronto para beber em copos selados; em 1973, veio com o mate em saquinho e o solúvel; em 1983, mais uma vez antecipando-se às tendências de consumo de produtos naturais, lançou os chás de ervas; em 2004, trouxe os chás funcionais para o Brasil, que por sua vez, prepararam o terreno para os lançamentos do primeiro chá verde pronto para beber e o chá orgânico.
Confira a seguir os principais trechos da entrevista que o gerente de sustentabilidade da Leão, Fabiano Rangel, concedeu ao Hypeness:
Por que Leão resolveu investir em sustentabilidade?
Por que não investir é o ponto. É bom para o planeta, é bom para as pessoas e é bom para os negócios.
É possível ser lucrativo sem abrir mão da sustentabilidade?
Sim, claro. O segredo está em aplicar as melhores tecnologias ao contexto e não pegar uma receita pronta de práticas sustentáveis e simplesmente tentar incorporar.
Qual é o principal obstáculo a ser superado em um processo com esse?
Envolver seus funcionários e sua cadeia de fornecedores. Tem que fazer sentido para todos, caso contrário, não dá certo. Numa pesquisa de clima recente obtivemos 90% de aprovação em relação à nossa política sustentável, o que mostra que estamos no caminho certo.
Para ver outros roteiros feitos aqui pelo Hypeness, clique aqui.
Publicidade
Num mundo até então dominado por homens, o graffiti e a arte urbana têm ganhado novos ares com as mulheres que...
Algumas marcas como Harley e Heineken se tornaram praticamente sinônimos de seus mercados de atuação justamente...
Carnaval é época de muita cor e brilho, mas não é por isso que vamos jogar fora toda nossa preocupação com o meio...
A história da literatura é na prática também a história de uma literatura LGBTQI. São tantos e tão relevantes os...
Seria impossível listar todos os redutos cariocas que têm samba correndo na veia, mas preparamos uma seleção de 11...
Os espaços de coworking estão cada vez mais populares dentro e fora do país, basicamente por dois motivos:...
Poucas datas simbolizam tanto a cultura brasileira e suas origens como as festa juninas. Porém, nem todas se...
Não é só com as grifes de moda que uma vitrine mais ousada e uma ambientação de loja diferenciada são itens...
Depois de um sucesso estrondoso, a Netflix virou referência em transmissão contínua e conteúdo audiovisual. Mas o...