Inovação

Conheça o primeiro braço protético capaz de executar tarefas complexas

por: Redação Hypeness

A tecnologia tem avançado bastante em prol das pessoas, em especial sistemas robóticos que facilitam a vida de seres humanos, e ainda mais daqueles que perderam parte ou um membro do corpo. É o caso do DEKA Arm System, o primeiro braço protético capaz de executar movimentos complexos simultâneos, controlados por sinais elétricos.

A invenção se tornou possível devido as pesquisas elaborados pelo FDA (Food and Drug Administration) órgão governamental norte americano que, desde 1862, controla alimentos e medicamentos por meio de diferentes testes e pesquisas. Um processador de computador inserido na prótese traduz os sinais elétricos enviados após a contração de músculos, resultando em movimentos específicos. Os eletrodos são capazes de transmitir até 10 movimentos amplificados.

Para mover-se como um braço comum de um adulto, a prótese – atualmente disponível só para aqueles que perderam o braço todo, a partir do ombro – tem uma combinação de mecanismos como sensores de movimento e força e interruptores, oferecendo uma nova opção para aqueles que sofreram alguma amputação de braço, como veteranos de guerra.

Quatro deles passaram por testes junto com outros 32 participantes. Cerca de 90% deles tiveram resultados positivos, sendo capazes de elaborar tarefas que antes traziam maiores dificuldades, como cozinhar e escovar os dentes.

Os vídeos abaixo mostram a eficiência do braço DEKA durante algumas atividades que exigem movimentos complexos:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=wIvyiM5nFb0″]

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=Wl_Yl8vsKrY”]

deka2

deka6

deka5

deka4

deka3

3030536-inline-deka2

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mercado de cervejas sem álcool cresce e se afirma no Brasil sem abrir mão do sabor