Inovação

Como um deficiente visual e auditivo acompanha os jogos do Brasil

por: Redação Hypeness

A Copa está na internet, nos rádios e na TV, pronta para que qualquer espectador acompanhe cada passada em campo e vibre cada vez que a bola entrar na rede. Mas e os surdos-cegos, eles fazem como? Carlos Jr., com a ajuda dos amigos Hélio Fonseca Araújo e Regiane, conseguiu acompanhar a abertura e o primeiro jogo, entre Brasil e Croácia, de um jeito bastante diferente.

Instrutor de Libras, Hélio criou uma maquete do campo com linhas perceptíveis e, usando Libras-Táteis e a comunicação háptica, conseguiu reproduzir tudo o que acontecia no gramado. Enquanto Hélio guiava as mãos de Carlos e contava para ele, em Libras-táteis, o que estava acontecendo no jogo, Regiane mostrava com toques em suas costas informações como o número de cada jogador, cartões dados e faltas.

O vídeo é longo (e belíssimo!) e mostra desde a preparação da maquete até a vibração de Carlos com o gol, a partir dos 9:50 minutos.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=tSIaAzuHhPo&list=UUlTxczZ08DhEygoZNVWdszQ”]

Surdo-cego "assiste" à Copa

Surdo-cego "assiste" à Copa

Surdo-cego "assiste" à Copa

Surdo-cego "assiste" à Copa

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Você sabia que o ensino de educação financeira é obrigatório nas escolas?