Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Desde há muitos anos para cá, a ação humana tem contribuído de forma decisiva para o desaparecimento de várias espécies animais (a caça é uma das principais ‘culpadas’), o que tem levantado debates sobre a legitimidade do homem se apropriar da natureza e de animais que não estão preparados, nem têm os meios, para se defender. Mas as boas notícias são: todos os anos, são descobertas novas espécies e estima-se que existam ainda muitas por descobrir.
No ano passado, foram catalogadas 18 mil novas espécies, o que significa que a natureza não para de nos surpreender. E os que pensam que falamos de animais microscópicos, saibam que árvores e mamíferos fazem parte da lista.
O Instituto Internacional para a Exploração de Espécies, nos Estados Unidos, pegou nessa lista para criar um top 10 apaixonante e surpreendente. Vem ver esses 10 novos exemplares que habitam o nosso planeta:
1 – Olinguito
Escondido por entre as árvores, este mamífero (“Bassaricyon neblina”) é o primeiro da ordem dos Carnivora a ser descoberto nos últimos 35 anos. Vive nas árvores da Colômbia e do Equador, entre os 1500 e os 2750 metros de altitude, mas não será fácil manter-se na Terra, visto que 42% do habitat natural do olinguito já desapareceu.
Pesa apenas 900 gramas, tem a pele castanha, alimenta-se de frutos e é um animal noturno.
Foto © Mark Gurney
2 – Dracena de 12 metros
Esta nova espécie de dracena (“Dracaena kaweesakii”) foi identificada na Tailândia e recebe diversos nomes, conforme a região em que se encontra. Pensa-se, no entanto, que também existam exemplares desta árvore na Birmânia. Ao todo, não serão mais do que 2500 destes novas dracenas, o que significa que a sua sobrevivência também está ameaçada, principalmente porque esta é uma árvore que cresce em calcário, material extraído para a produção de concreto.
Foto © Paul Wilkin
3 – Anêmona do mar
A primeira anêmona do mar que vive no gelo (“Edwardsiella andrillae”) foi fotografada na região da Antártida, através de um robô aquático com uma câmera, a 270 metros de profundidade e quase por acidente. Cada uma tem entre 20 a 24 tentáculos e ainda levantam muitas dúvidas aos cientistas, como o fato de conseguirem sobreviver a temperaturas tão baixas.
Foto © Cortesia de MaryMegan Daly via
4 – Liropus
Translúcido, esguio e bem pequeno (os machos medem 3,3 milímetros e as fêmeas 2,1), esta espécie de camarão (“Liropus Minusculus”) é a menor de seu gênero e foi descoberta nas águas da Califórnia. Existem, ainda assim, outras espécies do género Liropus no Atlântico e no mar Mediterrânico.
Foto © AINC/J.M. Guerra García
5 – Fungo com nome da Casa Real Holandesa
A sua cor laranja e o fato de ter sido descoberto em abril de 2013, quando o príncipe de Orange, Willem-Alexander Claus George Ferdinand, ia ser coroado rei da Holanda, deram origem ao nome deste fungo – “Penicillium vanoranjei”.
Como é uma espécie de Penicillium, o fungo que originou a penicilina, esta pode ser uma descoberta com ainda maior utilidade.
Foto © Cortesia de Cobus M. Visagie via
6 – Geconídeo
Este animal da família dos répteis escamados tem uma longa cauda, perfeita para a técnica da camuflagem, tão apreciada no mundo animal. É um tipo de geconídeo (“Saltuarius eximius”) e habita o nordeste da Austrália.
Foto © Conrad Hoskin
7 – Ameba gigante
Para o tipo que é, uma criatura unicelular, o seu tamanho, entre 4 e 5 centímetros, é considerado gigante. A “Spiculosiphon oceana” vem do Mediterrâneo, se alimenta de invertebrados e usa uma técnica semelhante à das esponjas carnívoras – se agarra ao solo e usa a extremidade da sua estrutura para apanhar pequenos invertebrados.
Foto © Cortesia de Manuel Maldonado via
8 – Bactérias que resistem a esterilizações
O dado mais curioso sobre esta nova espécie de bactérias (“Tersicoccus phoenicis”) é que ela foi encontrada em dois lugares bem distantes um do outro, mas com um ponto comum: são salas esterilizadas especialmente para preparar idas ao espaço sem que qualquer organismo terrestre possa ir junto. Para surpresa dos cientistas, esta bactéria resiste e parece ter vontade de ir também. Por isso, ficou conhecida como “o micróbio do quarto limpo”.
Foto © DSMZ/Jet Propulsion Laboratory/Calthec
9 – Inseto voador com nome inspirado no Peter Pan
Quem viu o filme da Disney “Peter Pan” certamente não esquece sua fiel companheira, Sininho (ou Tinkerbell, no original). Por isso, essa vespa parasitoide recém-descoberta foi chamada de “Tinkerbella nana”. É minúscula, com apenas um quarto de milímetro (dá pra imaginar?), mas existem espécies deste grupo ainda mais pequenas.
Foto © Jennifer Read
10 – Caracol translúcido das cavernas
Foi encontrado a mais de 900 metros abaixo do solo, em cavernas na Croácia e é capaz de rastejar apenas alguns milímetros por semana (!). Esse caracol (“Zospeum tholussum”) nunca vê a luz do dia, não só porque não tem olhos, como porque frequenta cavernas profundas. Mede dois milímetros de comprimento e foi descoberto apenas um exemplar vivo, além de várias cascas sem caracol.
Foto © Alexander M. Weigand
[via]
Publicidade
Ah, a vida normal...regular, linear, sem surpresas. A vida em que muitos aceitam, porém não sonham. Ao que tudo...
Em um momento em que o obscurantismo parece em vias de tomar conta de tudo e que a demonização do estado não...
O casal escocês passava férias na ilha de Reunião, na África, próxima à Madagascar. Ele falou pra esposa que ia...
Castelos maravilhosos, campos verdejantes extensos, florestas densas e outras paisagens compõem facilmente o cenário...
O fundo do mar é um lugar muito misterioso e o homem até tem muito por descobrir. Como ainda não conseguimos ter...
Nesta semana, a Airbnb anunciou que irá abandonar o mercado interno chinês. Com a decisão do governo em manter a...
A subida até o topo do Monte Everest é para poucos, mas você sabia que existe um desafio que apenas 3.426 pessoas...
Em fevereiro de 2013, a gatinha Matilda finalmente ganhava um lar para chamar de seu. Saída de um abrigo de animais,...
Uma das mais famosas atrações turísticas de Hong Kong no passado, o restaurante flutuante Jumbo naufragou no último...