Hypeness
Menu Fechar
Fechar
por: Vicente Carvalho
Já mostramos aqui no Hypeness pessoas que se mobilizam para ajudar moradores de rua, seja dando atenção a eles ou construindo casas usando materiais descartados (relembre aqui, por exemplo). Mas algumas pessoas vão além e pensam em uma forma mais fácil e barata de ajudá-los.
Foi o que aconteceu com Alastair Pryor, 24 anos, que depois de se encontrar com um morador de rua, inspirou-se para criar um abrigo dobrável que poderia se tornar uma ótima alternativa para pessoas que não têm onde morar. A isso, Alastair chamou de Compact Shelters.
O abrigo temporário é resistente ao vento e à chuva e pode ser montado em apenas dois minutos. Em entrevista para a Gizmag, Pryor falou do impacto da conversa que teve com um morador de rua no centro de Melbourne durante os meses frios do inverno: “Eu costumava trabalhar na construção de andaimes e, uma manhã, estávamos fazendo uma perfuração e acordamos um homem sem-teto abaixo de nós. Ele realmente me fez pensar sobre o quão pobres suas condições de vida eram. Eu pensei em como seria altamente benéfico para ele se eu conseguisse projetar um abrigo que ele pudesse dobrar a cada dia, ou dobrá-lo em uma caixa. Eu trabalhei nesta ideia algum tempo, até que comecei a pensar em uma escala maior.”
O resultado está à vista:
O Compact Shelter é feito de um propileno resistente aos raios UV, e seu design modular permite que se conecte com outro abrigo, fazendo assim espaços maiores, tudo com um custo de cerca de R$ 300,00 por unidade. Para garantir que o interior seja o mais confortável possível para um abrigo temporário, o produto também foi equipado com saídas de ar controladas manualmente.
Você deve estar se perguntando: mas o abrigo é feito de plástico? Pois saiba que essa foi uma das principais preocupações, pois apesar de suas impressionantes propriedades térmicas, é um material que continua a poluir o meio ambiente. Felizmente, Pryor foi capaz de pensar um passo à frente. Ele se uniu especificamente com fabricantes que têm a capacidade de reciclar totalmente o polipropileno, derretendo-o e o produzindo novamente. Ou seja, o produto torna-se então 100% reciclável.
Quem quiser saber mais informações, entre no site, pois agora ele está procurando formas de conseguir produzir mais desses abrigos para os sem-teto, de forma a disponibilizá-los gratuitamente.
Publicidade
Em uma cidade como São Paulo, que enfrenta problemas com o excesso de automóveis, uma alternativa seria muito bem...
Responsável por um terço da produção alimentícia do mundo, o desperdício de comida é um problema crônico da...
Entre os dias 21 de julho e 1 de agosto São Paulo irá receber 30 jornalistas ou formandos em jornalismo para...
Se tem uma coisa que a internet facilita de verdade, além do acesso a fotos de gatinhos e vídeos hilários, claro, é...
Você já deve ter ouvido falar sobre a metanfetamina. A chamada "crystal meth", também chamada de ice, tem causado...
Aos 16 anos, Utkarsh Tandon, um garoto indiano que vive em Cupertino, Califórnia, inventou algo incrível. Para um...
Para promover e divulgar a rede social nos metrôs de Nova York e São Francisco, nos EUA, o Twitter decidiu levar...
Quem já experimentou aplicativos de paquera, como o Tinder e o Happn, deve ter lido algumas descrições deixando...
A solidão nunca é boa pra ninguém, muito menos para idosos em um asilo, que subitamente são abandonados por...
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.