Inovação

ONG transforma garrafas PET em cobertura para telhados

por: Vicente Carvalho

Sabemos que as garrafas PETs são um problema global, pois seu tempo de decomposição é extremamente longo. Para você ter uma ideia, nos EUA, onde o número de PETs recicladas é relativamente alto, eles descartam anualmente 40 bilhões de garrafas, mais de 70% das que não são recicladas. Isso é mais de US $ 1 bilhão em plástico desperdiçado e um grande problema para o planeta.

E ainda temos o aumento do consumo de garrafas plásticas (continua crescendo), mais ainda em países em desenvolvimento, pois a infra-estrutura para a reciclagem ainda não é tão bem estabelecida, como no Equador, por exemplo. Felizmente, algumas iniciativas surgem de forma a tentar amenizar o impacto desses resíduos – recentemente o Reuse Everything Institute, uma organização sem fins lucrativos com sede em Pittsburgh, criou uma máquina capaz de converter o plástico usado para a fabricação das grarafas (um tipo de resina termoplástica da família dos poliésteres) em materiais de construção com preços acessíveis.

Em colaboração com os estudantes da Carnegie Mellon UniversityEngineers Without Borders, eles automatizaram este tecnologia para facilitar a criação de negócios sustentáveis nos EUA e no exterior.

Eles já o usaram no teto de uma casa no Equador, para testar a resistência do produto, e o resultado é altamente satisfatório. Os responsáveis querem ampliar esse processo para mais comunidades no país, além de promover emprego para a população, que fará a reciclagem do produto.

Plastic-bottle-roof

size_550x415_DSC_0036

size_550x415_DSC_0532

size_550x415_fence_banner

size_550x415_fence_unit

size_550x415_PT_roof-20

size_550x415_REII_roof_sm

size_550x415_reshape_plastic_waste

size_550x415_thatch-39

Eles estão arrecadando fundos via crowdfunding para automatizar esta tecnologia e conseguir implantar em mais comunidades, você pode ajudar clicando aqui.

Publicidade


Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Escola baiana há mais de 20 anos usa meditação para melhorar concentração de alunos