Roteiro Hypeness

Roteiro Hypeness: os segredos da LEGO para não envelhecer nunca

por: Paulo Moura

Publicidade Anuncie

Não é qualquer marca que resiste a 82 anos de estrada. Mas a dinamarquesa LEGO não se contentou apenas em resistir e comemora, a bem da verdade, um feito histórico: nunca se compraram tantos brinquedos da marca como agora no país. Para conhecer melhor essa história, o Hypeness visitou nessa semana sua loja conceito, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo.

RoteiroHypeness1

Em todo o mundo, mais de sete caixas de LEGO são vendidas por segundo. Se juntássemos todas as peças da marca vendidas em um ano e colocássemos uma atrás da outra, daríamos mais de cinco voltas ao redor do globo. Mas por que um brinquedo que faz uso essencialmente da habilidade manual faz tamanho sucesso numa época tão digital como a nossa? “O hábito de montar peças é inerente ao ser humano e o principal combustível para a nossa imaginação. Montando peças criamos coisas, situações, mundos que antes só existiam na nossa cabeça, afirma Robério Esteves, diretor de operações da MCassab, distribuidora exclusiva da marca no Brasil.

RoteiroHypeness2

Um componente primordial nessa história de sucesso é, sem dúvida alguma, a inovação. Só nesse ano, a LEGO prevê o lançamento de 256 produtos no país, ou seja, a expectativa é renovar nada menos do que 84% da sua linha. Algumas das novidades já estão disponíveis em sua loja conceito, como o Mindstorms EV3 que, aliás, é um belo exemplo de como a marca soube muito bem se adequar aos novos tempos.

RoteiroHypeness3

RoteiroHypeness4

Criada em 1998 em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), a linha continha peças tradicionais de blocos de construção da marca adaptadas para o encaixe de engrenagens, sensores e motores que podiam ser controlados por um processador programável, transformando o brinquedo em uma espécie de robô. A nova versão vai além e vem com sensor infravermelho, controle remoto, dispositivos para iOS e Android e aplicativos gratuitos para mobile.

RoteiroHypeness5

RoteiroHypeness6

Contudo, mesmo com o crescente uso das peças de montar em aulas de cursos de engenharia e robótica em universidades de vários países do mundo e até mesmo em treinamentos corporativos para estimular a criatividade dos funcionários, o foco principal da empresa continua sendo o público infantil. Nosso objetivo principal é divertir as crianças. O desenvolvimento do raciocínio lógico e da coordenação motora, habilidades que sabemos que nossos brinquedos proporcionam, acabam sendo uma consequência disso”, comenta Esteves. A propósito, a origem do próprio nome da empresa evidencia sua proposta: leg godt, que significa “brincar bem”.

A animação Uma Aventura Lego, sucesso nos cinemas do mundo inteiro esse ano, foi o mais recente capítulo de outro componente importantíssimo na estratégia da marca para se perpetuar: o marketing. Eis outros exemplos de como a marca está inserida nas mais distintas plataformas e nos lugares mais inusitados:

Em intervenções urbanas

Lego_1

 

 

 

 

 

 

Em objetos de decoração

lego_2

 

 

Publicidade

 

 

 

 

Em esculturas

lego_3

 

 

 

 

 

 

E até mesmo em tatuagens

lego_4

 

 

 

 

Para seguir à frente da concorrência e, sobretudo, da pirataria, a marca lançou recentemente uma plataforma em que estimula seus fãs a se tornarem co-criadores de seus novos produtos. Com o nome de Cuusoo – termo japonês que significa ‘desejo’ – trata-se de um espaço virtual em que qualquer um pode postar suas criações feitas com peças de LEGO.

As postagens ficam sujeitas a voto e, se alcançarem pelo menos 10 mil curtidas, passam diretamente para avaliação do centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa, em Copenhagen. Se o produto de fato for lançado, o idealizador ganha 1% dos royalties globais – o que, considerando o volume médio de vendas da companhia, é um ‘baita’ dinheiro.

Abaixo, você confere algumas das ideias que estão aparecendo por lá:

LEGO Ghostbusters

lego_6

 

 

 

 

 

 

 

LEGO Back to the future

lego_5

 

 

 

 

 

 

 

LEGO Doctor Who

lego_7

 

 

 

 

 

Crédito das Fotos: Rodrigo Albuquerque

Publicidade Anuncie


Paulo Moura
Jornalista paulistano que adotou o Rio de Janeiro como casa. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa e é sócio-diretor da Agência VIRTA. Apreciador de cerveja, comida ogra, mar e tudo aquilo que combina ou remete a ele.


X
Próxima notícia Hypeness:
Las Vegas copia Amsterdã e terá espaços para quem quer fumar maconha legalizada