Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Não é qualquer marca que resiste a 82 anos de estrada. Mas a dinamarquesa LEGO não se contentou apenas em resistir e comemora, a bem da verdade, um feito histórico: nunca se compraram tantos brinquedos da marca como agora no país. Para conhecer melhor essa história, o Hypeness visitou nessa semana sua loja conceito, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo.
Em todo o mundo, mais de sete caixas de LEGO são vendidas por segundo. Se juntássemos todas as peças da marca vendidas em um ano e colocássemos uma atrás da outra, daríamos mais de cinco voltas ao redor do globo. Mas por que um brinquedo que faz uso essencialmente da habilidade manual faz tamanho sucesso numa época tão digital como a nossa? “O hábito de montar peças é inerente ao ser humano e o principal combustível para a nossa imaginação. Montando peças criamos coisas, situações, mundos que antes só existiam na nossa cabeça”, afirma Robério Esteves, diretor de operações da MCassab, distribuidora exclusiva da marca no Brasil.
Um componente primordial nessa história de sucesso é, sem dúvida alguma, a inovação. Só nesse ano, a LEGO prevê o lançamento de 256 produtos no país, ou seja, a expectativa é renovar nada menos do que 84% da sua linha. Algumas das novidades já estão disponíveis em sua loja conceito, como o Mindstorms EV3 que, aliás, é um belo exemplo de como a marca soube muito bem se adequar aos novos tempos.
Criada em 1998 em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), a linha continha peças tradicionais de blocos de construção da marca adaptadas para o encaixe de engrenagens, sensores e motores que podiam ser controlados por um processador programável, transformando o brinquedo em uma espécie de robô. A nova versão vai além e vem com sensor infravermelho, controle remoto, dispositivos para iOS e Android e aplicativos gratuitos para mobile.
Contudo, mesmo com o crescente uso das peças de montar em aulas de cursos de engenharia e robótica em universidades de vários países do mundo e até mesmo em treinamentos corporativos para estimular a criatividade dos funcionários, o foco principal da empresa continua sendo o público infantil. “Nosso objetivo principal é divertir as crianças. O desenvolvimento do raciocínio lógico e da coordenação motora, habilidades que sabemos que nossos brinquedos proporcionam, acabam sendo uma consequência disso”, comenta Esteves. A propósito, a origem do próprio nome da empresa evidencia sua proposta: leg godt, que significa “brincar bem”.
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=hHdalxa4w4I&feature=youtu.be”]
A animação Uma Aventura Lego, sucesso nos cinemas do mundo inteiro esse ano, foi o mais recente capítulo de outro componente importantíssimo na estratégia da marca para se perpetuar: o marketing. Eis outros exemplos de como a marca está inserida nas mais distintas plataformas e nos lugares mais inusitados:
– Em intervenções urbanas
– Em objetos de decoração
– Em esculturas
– E até mesmo em tatuagens
Para seguir à frente da concorrência e, sobretudo, da pirataria, a marca lançou recentemente uma plataforma em que estimula seus fãs a se tornarem co-criadores de seus novos produtos. Com o nome de Cuusoo – termo japonês que significa ‘desejo’ – trata-se de um espaço virtual em que qualquer um pode postar suas criações feitas com peças de LEGO.
As postagens ficam sujeitas a voto e, se alcançarem pelo menos 10 mil curtidas, passam diretamente para avaliação do centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa, em Copenhagen. Se o produto de fato for lançado, o idealizador ganha 1% dos royalties globais – o que, considerando o volume médio de vendas da companhia, é um ‘baita’ dinheiro.
Abaixo, você confere algumas das ideias que estão aparecendo por lá:
…
Crédito das Fotos: Rodrigo Albuquerque
Publicidade
Desenhos estão por todas as partes e causam um encantamento instantâneo em pessoas de 0 a 100 anos. Apesar de...
Quem vive na babilônia que é São Paulo precisa sair para respirar um ar puro de vez em quando e não enlouquecer de...
Voltar no tempo e viver um pouquinho da Idade Média é uma das experiências que a Taverna Medieval, em São Paulo,...
O edifício Altino Arantes já assegurou muitas posses e itens preciosos, pois era uma sede do banco Banespa. Mas quem...
“Cheddar alucinante, tomates psicodélicos psicotrônicos, alface crocante sinestésico, especiarias transcendentais...
São Paulo é mesmo um lugar paradoxal. Saindo da região central em direção à Zona Norte, passando por uma...
Depois de rodar os quatro cantos do país, a competição pelo prêmio da Melhor Caipiroska do Brasil - Smirnoff, segue...
Imagine se hospedar em um lugar em que a cerveja está presente em todo canto: da fronha do travesseiro ao abajur do...
Imagina aquela adrenalina pré viagem. A expectativa de conhecer lugares novos. A ansiedade de botar o pé na estrada,...