Inovação

Sinalização inteligente mostra quais os vagões vazios nos trens na Holanda

por: Vicente Carvalho

Publicidade Anuncie

A Holanda é um país realmente apaixonante – não bastassem suas cidades serem totalmente voltadas para o uso de bikes, ainda existe uma postura muito amigável aos usuários que utilizam o trem. Recentemente, por exemplo, foi inaugurada uma sinalização inteligente que mostra quais os vagões estão vazios e quais estão muito cheios.

A empresa que cuida da manutenção dos trens, a ProRail, mostra uma preocupação que vai além da pontualidade (que é de 95%). Eles perceberam que quando o trem chega, as pessoas ficam um pouco perdidas até encontrar um vagão menos cheio, ou ainda procurando o vagão certo para entrar com sua bike. Por isso, resolveram melhorar o conforto e a segurança dos passageiros, utilizando um gigante painel de LED que percorre toda a plataforma, com cores e pictogramas que mudam de acordo com a disponibilidade da linha, e avisam com cerca de 15 minutos de antecedência a real situação do trem a caminho.

trem_holanda

Publicidade

trem_holanda2

trem_holanda3

trem_holanda4

A simples observação os fez perceber o quanto eles poderiam melhorar a usabilidade do trem no país – é o design thinking sendo usado na mais pura forma para ajudar a vida das pessoas.

Publicidade Anuncie


Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.


X
Próxima notícia Hypeness:
Os melhores momentos do Festival Path em sete anos de vida