Arte

Conheça a contestadora street art em miniatura de Isaac Cordal

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

A arte de rua tem ganhado cada vez mais força e revolucionado a maneira de nos expressarmos e de enxergamos a cidade, que tem virado uma grande galeria a céu aberto. De grandes murais a pequenas intervenções, nada passa despercebido.

O artista Isaac Cordal tem se dedicado a minúsculas esculturas espalhadas pelas ruas de todo o mundo. Apesar do tamanho, elas carregam uma importância enorme, munidas de críticas sociais, relacionadas a, por exemplo, alterações climáticas, desigualdade social e escravidão moderna.

Suas pequenas figuras de cimento são colocadas nas ruas exatamente para que todos tenham acesso à arte contestadora e carregada de ironia de Cordal. Apesar da temática forte, ele não se diz um pessimista em relação aos problemas do mundo, alegando que acredita em mudanças.

Em sua série “Waiting for Climate Change” (“À espera das alterações climáticas”), o conformismo social e desleixo da população parece ter, literalmente, afundado as esperanças de melhora. Pequenos seres, sempre de terno, em alusão ao capitalismo, e sempre homens, em alusão a desigualdade dos sexos, estão submersos parcialmente, boiando em águas sujas para chamar a atenção quanto ao recorrente problema da subida do nível do mar.

Impactantes, apesar de seu pequeno tamanho, os personagens retratam homens de negócios e políticos apáticos, atraídos pelo poder e a riqueza. A série “Follow the Leaders” (“Siga os Líderes”), mostra homens idênticos mediante o verdadeiro caos apocalíptico do colapso do sistema financeiro, situação criada por eles mesmos. Aliás, são estes personagens que acabam por gerar a nova escravidão, retratada em outra série regada a melancolia, solidão, tristeza e inferiores a tudo o que os cercam, medindo não mais do que 10 centímetros de altura.

Natural de Galiza, na Espanha, Cordal iniciou suas esculturas em 2002 e foi se aprimorando ao longo do tempo, levando-as para as ruas de Vigo, município espanhol, quatro anos depois. A arte efêmera faz com que qualquer pessoa possa dar um novo rumo e significado às miniaturas espalhadas por aí.

Confira abaixo vídeos e fotos das criações do espanhol, além de um mapa de onde encontrar suas obras:

Cement Eclipses – Málaga, Septiembre 2012 from Isaac Cordal on Vimeo

Cement Eclipses @ Nantes from Isaac Cordal on Vimeo

isaaccordal23

isaaccordal22

isaaccordal21

isaaccordal20

isaaccordal19

isaaccordal18

isaaccordal17

isaaccordal16

isaaccordal15

isaaccordal14

isaaccordal13

isaaccordal12

isaaccordal11

isaaccordal10

isaaccordal9

isaaccordal8

isaaccordal7

isaaccordal6

isaaccordal5

isaaccordal4

isaaccordal3

isaaccordal2

isaaccordal

Várias esculturas pelas ruas de Abrantes, em Portugal, podem ser facilmente encontradas num percurso colocado no Google Maps.

isaaccordal24

Todas as fotos © Isaac Cordal

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Artista usa body painting para se disfarçar de tartaruga marinha; consegue enxergar?