Inovação

Cientistas desenvolvem queijo em laboratório que dispensa o uso de leite

Vicente Carvalho - 25/07/2014 às 05:01 | Atualizada em 25/07/2014 às 10:59

Se você é vegano, sabe que as opções de queijo são limitadas. Ou porque o sabor não é o mesmo ou porque a textura é diferente, o que acaba se tornando uma grande frustração para quem optou pelo veganismo, mas sente falta do típico sabor de queijo.

Mas um time de ‘biohackers’ do norte de São Francisco está criando uma opção realmente definitiva para um queijo vegano. Trata-se de um fermento para pão que é derivado do queijo e que foi modificado para produzir reais proteínas de queijo, mas sem necessidade de recurso às vacas.

Liderada pelo biólogo especializado em sintéticos Marc Juul, a equipe está tentando finalizar os testes a tempo do International Gentically Enginereed Machine, uma competição global de biologia sintética que acontece em outubro. Os responsáveis levantaram o valor para as pesquisas via crowdfunding, através do site Indiegogo. O interessante é que na equipe nem todos são veganos, mas acreditam na causa e querem ajudar pessoas que têm intolerância à lactose e não podem comer queijos tradicionais.

Abaixo o vídeo que eles fizeram para a campanha de crowdfunding:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=eh6I7IXiEVM” width=”628″ height=”350″]

queijo_vegano

queijo_vegano2

queijo_vegano3

queijo_vegano4

queijo_vegano5

Trata-se de uma nova perspectiva para o universo de derivados do leite, tanto para quem é vegano como para quem tem intolerância à lactose. A verdade é que o novo produto pode ajudar e beneficiar uma quantidade enorme de pessoas.

Publicidade


Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.

Canais Especiais Hypeness