Sustentabilidade

Prefeitura de SP doa composteiras à população para reduzir lixo orgânico em aterros

por: Redação Hypeness

Você sabia que das 18 mil toneladas de resíduos que vão parar nos aterros sanitários de São Paulo todos os dias, 5 mil poderiam ser transformadas em adubo? Com esse número em mente, a Prefeitura lançou um programa em que irá disponibilizar, gratuitamente, caixas composteiras à população.

O grande problema dos aterros são os problemas ambientais decorrentes da decomposição do material, em especial orgânico. O chorume tóxico, por exemplo, infiltra-se no solo e pode contaminar até mesmo a água subterrânea. Com o uso da composteira, formada por duas caixas digestoras e uma caixa para o líquido resultante do processo, as cascas de frutas e legumes, restos de alimentos, borra de café e folhas são transformados em um poderoso adubo, que pode ser utilizado em pequenas hortas e jardins.

Inicialmente serão distribuídas 2 mil composteiras para fins de teste. Quem quiser participar da experiência precisa ter um espaço de 60 cm x 40 cm x 90 cm e produzir lixo orgânico diariamente – o cadastro pode ser feito por meio do site Composta São Paulo. O uso do equipamento é bastante simples e requer cerca de 30 minutos por semana. Além da composteira, a Prefeitura se comprometeu a dar oficinas ensinando a usar o equipamento e dando dicas de como reutilizar o lixo corretamente.

Confira tudo no vídeo abaixo:

Composta São Paulo

Composta São Paulo

Composta São Paulo

Composta São Paulo

Composta São Paulo

Segundo o prefeito Fernando Haddad, a meta é diminuir 80% do resíduo que vai para os aterros em 20 anos. Para isso, não só as composteiras estão pauta, mas também centros de triagem para os resíduos secos.

Todas as fotos © Fabio Arantes/SECOM

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Dezenas de baleias azuis são vistas na Antártida pela primeira vez desde os anos 1980