Inovação

Graças à tecnologia, este homem paralítico agora pode mexer a mão

Vicente Carvalho - 11/07/2014

Estamos vivendo avanços extraordinários da ciência aliada à tecnologia, que proporcionam, por exemplo, melhores condições de vida para pessoas com alguma deficiência motora. É esse o caso de Ian Burkhart, 23 anos, paralítico desde os 19, que recentemente conseguiu mexer a mão a partir de ordens dadas pela sua mente.

Burkhart foi a primeira pessoa a usar o Neurobridge, produzido pela Batelle, a maior organização de desenvolvimento e pesquisa sem fins lucrativos do mundo. O chip é do tamanho de uma ervilha e foi implantado no cérebro do jovem – a tecnologia ultrapassa a medula espinhal e usa sinais cerebrais para estimular diretamente o movimento muscular. Então, quando Ian pensa em mover a mão, o chip manda esses sinais para o membro em menos de um décimo de segundo.

O resultado é o que você confere abaixo:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=fEbioFpdK5E” width=”628″ height=”350″]

tecnologia

tecnologia2

tecnologia3

tecnologia4

tecnologia5

A tecnologia é promissora, mas ainda precisa de muitos testes e aperfeiçoamento. Mas os pesquisadores e o Ian Burkhart estão otimistas que, em pouco tempo, a partir do treinamento que o jovem está recebendo sobre como executar os movimentos dando ordens específicas ao cérebro, ele poderá fazer coisas normais do cotidiano, como pegar um copo d’água ou escovar os dentes, dentre inúmeras outras possibilidades.

Publicidade


Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.