Fotografia

Fotógrafa retrata seu processo de emagrecimento em série sensível

por: Redação Hypeness

Quando Julia Kozerski via uma câmera fotográfica, logo se escondia ou oferecia-se para tirar a foto. Sua auto-estima estava em baixa com seus 170 kg aos 25 anos de idade. Mas em 2009, Julia casa-se e, por razões óbvias, teve que enfrentar as câmeras, como toda noiva faz.

Ao se deparar com as imagens de seu casamento, Julia não via felicidade em si mesma e chegou a confessar: “eu sou feita de tristeza. À partir disso, decidiu fazer autoretratos narrando seu emagrecimento com fotos realistas e sensíveis.

Intitulada Half (“Metade”, em português), a série serve de reflexo de sua experiência em explorar momentos emocionalmente dolorosos, abalados pela aparência física, lutas particulares com alimentos, obsessões, autocontrole e autoimagem. Em tempos onde tudo é perfeição e photoshop, Julia despe-se e fotografa-se do jeito que ela é: sem maquiagem, sem penteados e sem truques de computador.

O processo de emagrecimento em busca da felicidade teve início em 2009 com decisões radicais de mudança de hábitos. Julia eliminou do cardápio doces, frituras, refrigerantes e outros alimentos nada saudáveis e começou a usar um contador de calorias.

Enquanto se mantinha no controle, Julia recebia presentes dela mesma a cada 4,5 kg eliminados, como recompensa de sua superação física e emocional.

Apesar do emagrecimento, e de Julia estar teoricamente mais próximo dos “padrões de beleza e de saúde”, é impossível não notar o ar de melancolia e angústia das fotos, o que nos faz refletir até que ponto essa busca pode trazer mais felicidade para as pessoas.

Julia-Kozerski-15

". . . or for Worse"

Julia-Kozerski-14

Julia-Kozerski

Julia-Kozerski-2

Julia-Kozerski-9

Julia-Kozerski-10

Julia-Kozerski-6

Julia-Kozerski-5

Julia-Kozerski-16

Julia-Kozerski-4

Julia-Kozerski-3

Julia-Kozerski-18

Julia-Kozerski-17

Julia-Kozerski-11

Julia-Kozerski-8

Hoje, Julia Kozerski tem 30 anos e conseguiu reduzir o peso corporal pela metade. Sobre o resultado de seu esforço, ela confessa: Antes eu era horrorizada com imperfeições e agora vejo estas imperfeições como cicatrizes da minha batalha. Estou orgulhosa do que eu já passei e do que eu sou agora

Julia-Kozerski-12

Conheça também a história de Jen Davis, que passou 11 anos documentando seu emagrecimento e da qual falamos aqui no Hypeness (se não viu, clique aqui).

Todas as fotos © Julia Kozerski

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Esta fotografia do Cerrado feita por um brasileiro venceu um concurso internacional